O galgo italiano é um simpático cãozinho com porte altivo e elegante. O mesmo vale para sua versão de “bolso”, o galguinho italiano.

Ideal para aqueles que possuem espaços menores, como apartamentos e casas sem quintal, o galguinho italiano preserva as principais características do galgo italiano para conquistar os corações de qualquer amante de cachorros.

Por isso, elaboramos um guia completo sobre o galguinho italiano para ajudar aqueles que têm interesse em conhecer melhor essa incrível raça. Confira!

História

Apesar de seu nome, o Galguinho italiano surgiu, na verdade, no Egito. Foram encontradas ilustrações que retratam cachorros do tipo galguinho italiano em tumbas que datam de tempos longínquos, como 2.900 a.c.

Naquele período, os cães dessa raça eram tratados com todo o luxo e pertenciam somente a realeza. O galguinho italiano também foi muito admirado na Grécia e na Turquia, por exemplo, também com ossadas sendo encontradas em tumbas.

Enfim, o galguinho italiano chega à Itália, onde sua popularidade cresceu consideravelmente e o cão passou a ser reconhecido como um símbolo da nação. O galguinho italiano foi tema de pinturas do Renascimento, além de continuar sendo um cachorro da realeza em inúmeros países.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do galguinho italiano, continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais informações sobre essa raça.

Características

O galguinho italiano é uma raça muito companheira, mas não é tão brincalhona.

A seguir, confira as principais características físicas do galguinho italiano:

  • Origem: Egito e Itália
  • Peso: Entre 4kg e 6kg.
  • Altura: 35 a 45 cm.
  • Expectativa de vida: 13 a 16 anos de idade.

Temperamento do Galguinho italiano

Como ex-cão da nobreza, o galguinho italiano é um ótimo cachorro de companhia, servindo como cãopanheiro de tutores que ficam mais tempo em casa e que não saem para trabalhar fora, por exemplo. Isso porque eles não gostam muito de ficar sozinhos.

São amorosos e precisam de uma certa dose de atenção para não desenvolver características como timidez excessiva ou mesmo agitação em demasia. Os galguinhos gostam de passear e de brincar, mas preferem brincadeiras mais tranquilas. 

No geral, gostam mesmo é de correr por todo lado ou de perseguir objetos, no entanto, são cães com um nível de energia mais voltado para adultos e podem ser adestrados por donos de primeira viagem, já que são, normalmente, obedientes, mas alguns exemplares da raça podem ter uma teimosia um pouco mais elevada.

O Galguinho italiano com estranhos e outros animais 

?????

Nessa categoria, o galguinho italiano fecha os 5 corações, pois com estranhos e outros animais, ele continua sendo muito simpático e carinhoso. Essa raça não costuma ter sentimentos de possessividade para com seu dono ou com pessoas de sua família.

Ele poderá latir para estranhos, para alertar seu dono, mas não será o cachorro que vai atacar pessoas desconhecidas, não sendo ideal como cão de guarda.

O Galguinho italiano late muito? 

???

De modo geral, não. O galguinho italiano é um cachorro que não costuma latir muito. Geralmente, ele prefere ganir, por exemplo, reservando os latidos apenas para os momentos em que há, de fato, uma necessidade maior de avisar ao dono que algo não está acontecendo de forma correta, como a presença de um estranho.

O Galguinho italiano é destruidor? 

??

O galguinho italiano só é destruidor se não tiver a sua disposição brinquedos e objetos adequados para sua diversão e entretenimento. Se estiver entediado, como qualquer cachorro, o cão da raça poderá sim destruir objetos de seu dono, mas isso não é algo mandatório.

O cão Galguinho italiano é agitado? 

???

Não muito. Com os níveis adequados de exercício e atividades, o galguinho italiano poderá ter uma vida balanceada e equilibrada, sem agitação ou mesmo nervosismos em excesso.

Cuidados

O galguinho italiano é um cachorro com pelagem bem fininha, por isso, o tutor poderá nem mesmo perceber os momentos em que ele troca de pelo

Por isso, não é necessário escová-lo com frequência, mas pode ser interessante arranjar uma roupinha para que ele use no inverno ou em temperaturas mais baixas, uma vez que ele pode ter uma certa dificuldade em se manter aquecido no frio.

Saúde

O galguinho além de ser muito dócil é também muito inteligente, por isso, é facilmente adestrável!

É muito importante estar sempre em dia com a saúde do seu companheiro, por isso, para qualquer sinal de problema consulte um veterinário DogHero, ele poderá ir até a sua casa e ajudar o seu melhor amigo com o que for necessário, mas não se esqueça de consultar a disponibilidade na sua região!

A seguir, confira alguns dos principais pontos de atenção relacionados à saúde do galguinho italiano.

Dentição

Os dentes do galguinho italiano são bastante delicados e requerem uma certa atenção, pois podem trazer problemas de saúde a longo prazo. É preciso escovar os dentes do galguinho italiano com frequência, para manter a saúde bucal, assim como oferecer brinquedos que estimulem a mordedura.

Pele

A pele do galguinho italiano é muito sensível e é preciso tomar cuidado com mordidas de outros animais, que podem facilmente perfurar e machucá-lo.

Ossos

Devido a suas patas longas e elegantes, o galguinho italiano é um cachorro que está suscetível a sofrer de problemas nos ossos desses membros, em condições como luxações e torções. 

É preciso tomar cuidado com a forma como o galguinho se movimenta ao pular da altura de um sofá ou de uma cama, por exemplo.

Nível de exercício do cão Galguinho italiano 

O galguinho italiano possui um nível de energia que é gerenciável. Ele não precisa de muito espaço, mas é interessante ajudá-lo a se movimentar e a se exercitar.

Por isso, é recomendado realizar caminhadas diárias, com cerca de uma hora, e atividades como brincadeiras. Esses exercícios são suficientes para fazer um cachorro da raça galguinho italiano muito feliz.

Preço

Em média, um galguinho italiano custa entre R$ 2.000 e R$ 4.000. 

Antes de comprar seu cachorro da raça galguinho italiano, que tal visitar ONGs e abrigos de animais abandonados? Estes locais abrigam cães de inúmeras raças que desejam ter um lar. Quem sabe seu próximo cãozinho favorito não está em um desses locais, esperando uma visita sua.

O guia de adoção da DogHero pode ajudá-lo a participar desse processo de forma mais completa, confira!

Curiosidades

Realeza

A czarina Catarina, A grande, possuía um cão de companhia da raça galguinho italiano. Ele era chamado Zemire e há retratos que mostram Catarina, A Grande, acompanhada de Zemire em cenários idílicos. 

Um galguinho italiano também foi cachorro de outros membros da nobreza, como a Rainha Vitória e o Rei Luis XIV.

Renascença

Cães da raça galgo italianinho foram retratados em inúmeras pinturas da época da Renascença, de mestres como Giotto, Sassetta, Tiepollo e Carpaccio. Os cães eram muito populares na Itália e chamavam atenção por conta de sua elegância e porte.

Múmias

Diversas múmias de cachorros da raça galguinho italiano foram encontradas em tumbas do Egito.

Censo Canino

Popularidade: O galguinho italiano é a 53ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns:

  1. Olivia/Olívia;
  2. Bolt;
  3. Lola/Lolla;
  4. Blue;
  5. Palito;
  6. Nina/Ninna/Nyna;
  7. Frida;
  8. Luigi/Luiggi;
  9. Chico;
  10. Nino.

Se você gostou de saber mais sobre os cães galguinho italiano, aproveite para conferir também o guia de raças da DogHero e descubra cachorros de outras raças, se você também gosta de gatinhos, conheça as raças de gato mais comuns no mundo

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe sua experiência