image/svg+xml image/svg+xml

Como escovar dente de cachorro

Como escovar dente de cachorro?

Muitos tutores não sabem como escovar dente de cachorro. Quando o assunto são os cuidados com o bem-estar dos nossos animais, a saúde bucal, mesmo sendo muito importante, tende a passar despercebida. A Academia Americana de Medicina Veterinária recomenda que essa higienização seja feita todos os dias, ou várias vezes durante a semana.

Mas a grande maioria dos proprietários não tem o hábito e, em alguns casos, não aprendeu como escovar dente de cachorro. No entanto, não seguir a frequência recomendada de escovação favorece o acúmulo de placas bacterianas que podem levar à doença periodontal. O sinal da doença percebido com mais facilidade é o mau hálito, que vai ficando cada vez mais forte. Se não tratada, a condição não regride e pode levar a danos sérios, como perda de dentes e até do osso de sustentação.

Importância de aprender como escovar dente de cachorro

Quando o tutor não sabe como escovar os dentes do cachorro e deixa de fazer a limpeza rotineira, ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva. Se não tratado, esse tártaro (a placa já endurecida) pode causar a doença periodontal. A condição é responsável por graus variados de inflamação e infecção da gengiva.

Em casos mais severos, não é raro que o animal já tenha perdido algum dente ou que eles estejam bem amolecidos. A doença pode causar dor e, de acordo com o grau, até interferir na alimentação. O principal sinal clínico percebido que fica evidente é o mau hálito. E, conforme a doença evolui, o cheiro vai piorando.

Durante a mastigação, pela movimentação do dente no local infeccionado, as bactérias podem invadir vasos linfáticos e sanguíneos e chegar a outros órgãos do corpo, causando problemas como infecções no coração (endocardite). A doença periodontal pode ainda estar associada à doença renal, nos pulmões, coração, articulações e osteoporose. Para prevenir tantos problemas, é fundamental saber como escovar dente de cachorro.

Com que frequência devo escovar dente de cachorro?

Para um resultado realmente eficaz, a Academia Americana de Medicina Veterinária recomenda que a escovação dos dentes do cachorro seja feita uma vez por dia, todos os dias. Como manter essa rotina pode ser um pouco difícil com a correria do dia a dia, fazer a limpeza algumas vezes na semana já é suficiente para cuidar da saúde oral do seu cão.

Os tutores de cães de pequeno porte, no entanto, precisam ser um pouco mais cuidadosos na forma como escovar os dentes do cachorro – e disciplinados com essa limpeza. Como eles têm dentes muito grandes para um suporte ósseo pequeno, o espaço entre eles é menor. Isso dificulta a remoção natural da placa bacteriana, que é feita durante a mastigação ou enquanto roem objetos, por exemplo.

Qual produto devo usar para escovar os dentes do cachorro?

Como escovar dente de cachorro precisa do auxílio de uma escova, é preciso atenção para escolher a ideal. A escova deve ter cerdas macias ou do tipo dedeira, para não machucar a gengiva. Nos cães de micro e pequeno porte, é mais difícil chegar até o fundo da boca para alcançar os últimos molares. Caso você não encontre nada compatível em pet shops, uma dica é testar as escovas para bebês, que são vendidas em farmácias. Além de macias, elas têm a cabeça bem pequena.

Nunca, em hipótese alguma, use pasta dental humana para escovar os dentes do seu cachorro. Como têm alto teor de flúor, elas podem causar intoxicação aguda e até crônica. Isso acontece porque, diferente de nós, os cães vão ingerir o creme dental.

Por isso, o mais correto é usar pastas dentais veterinárias ou antissépticos orais. Atualmente, é possível encontrar produtos que contêm substâncias que inibem a adesão da placa bacteriana ao dente. Em caso de dúvidas sobre qual a opção mais adequada ou sobre como escovar os dentes do cachorro, não deixe de consultar um veterinário.

Dicas de como escovar dente de cachorro

Se você nunca escovou os dentes do seu cão e resolveu começar agora porque ele está com mau hálito, é melhor passar por uma avaliação veterinária antes. Se ele já apresentar um caso de tártaro grave, dentes amolecidos (meio “bambos”) ou até mesmo um sangramento na gengiva quando você passa a escova ou os dedos, você pode acabar machucando a região ao fazer a limpeza sem orientação.

Como escovar os dentes de filhotes

A dica mais importante para quem não sabe como escovar dente de cachorro é: comece cedo. Enquanto é filhote, ele é mais receptivo às novidades e fica bem mais fácil introduzir o hábito com a ajuda de bastante reforço positivo (sempre que ele colaborar durante a escovação, faça festa e use frases como “bom garoto” e “muito bem”). Se preferir, comece massageando a gengiva com uma gaze, e vá apresentando o creme dental e a escova aos poucos.

Como escovar os dentes de cães adultos

Começar a escovação em um cachorro adulto exige um pouco mais de paciência, mas não é impossível. Como escovar dente de cachorro envolve acostumá-lo a um novo hábito, escolha um horário em que ele está mais calmo e relaxado (após o passeio ou banho, por exemplo) e faça disso uma rotina. O ideal é que você tenha bastante paciência e não apresse o processo de adaptação.

Comece massageando as gengivas com o seu dedo, depois acrescente a pasta e uma gaze e, só então, a escova. Faça movimentos circulares e não coloque muita pressão. Lembre-se de só passar para a fase seguinte quando sentir que ele está confortável.

Recompense o bom comportamento

Uma maneira de acelerar esse processo é investir no reforço positivo. Não tem problema se você oferecer petiscos no meio da escovação se isso está ajudar a implementar um hábito saudável. Mas lembre-se: apenas um carinho ou frases positivas costumam ser suficientes para que ele entenda a aprovação daquele comportamento.

Nada do pet se comportar durante a escovação? Aprenda alguns truques de adestramento para que ele obedeça mais facilmente aos seus comandos.

Gostou? Compartilhe!