image/svg+xml image/svg+xml

Como desembaraçar pelo de cachorro

como-desembaracar-pelo-de-cachorro

Como desembaraçar pelo de cachorro é uma questão que assola muitos tutores. Dizem por aí que o cabelo é o nosso cartão de visitas. E por que seria diferente para os cães? Nada como um pelo limpo, cheiroso e desembaraçado: traz beleza e, principalmente, bem-estar! A tarefa auxilia não só na estética, mas é importante para a saúde do pelo e da pele, além de prevenir problemas de saúde.

Mas aprender como desembaraçar pelo de cachorro nem sempre é fácil e envolve algumas técnicas. É por isso que juntamos as principais dicas para te ajudar na tarefa. Confira!

Ferramentas para desembaraçar pelo de cachorro

Assim como não existe apenas uma raça de cachorro no mundo, também não há apenas um tipo de pelo! Mas a questão é a mesma: entender as necessidades do seu pet e saber cuidar dele. Isso inclui aprender como desembaraçar pelo de cachorro. Para isso, o primeiro passo é escolher a ferramenta adequada. Veja qual é a mais indicada para cada situação:

Pelos longos: a escova de pinos, aquela com dentes maiores e com uma distância razoável entre eles, é a ideal para cães de pelo mais longo. Seu formato facilita o penteado porque distribui melhor os óleos naturais da pelugem do animal.

Pelos médios e curtos: esses necessitam de escovas com cerdas não muito finas, parecidas até com as utilizadas pelos humanos. Como geralmente pelos curtos são mais difíceis de pentear, as cerdas mais próximas umas das outras auxiliam na tarefa de alinhar os fios.

Opte por materiais que não agridam o couro cabeludo na hora de desembaraçar pelo de cachorro, como escovas de cerdas macias. Mas, caso você eleja as escovas com cerdas de aço inoxidável, tenha muito, mas muito cuidado ao escovar o pet para não ferir a pele.

Dicas de como desembaraçar pelo de cachorro

Uma das dúvidas mais comuns na hora de aprender como desembaraçar pelo de cachorro é: preciso dar banho para penteá-lo? Não. A tarefa de escovar seu cachorro deve ter uma frequência maior que o banho.

Além disso, existem algumas dicas que podem facilitar sua vida na hora de desembaraçar pelo de cachorro. Veja as principais:

1. Frequência

Como desembaraçar pelo de cachorro é uma tarefa que varia de acordo com algumas características do pet, é preciso consultar um veterinário para saber a frequência ideal. Ela pode variar entre uma vez por semana, para cães de pelo curto, como o doberman, até 3 vezes na semana – em casos de cães de pelo longo, como o collie. Mas tudo depende das necessidades do seu cachorro.

2. Limpeza

A importância da escovação, tanto para pelos longos quanto para os médios e curtos, está na necessidade de limpeza e distribuição dos óleos naturais através da pelugem. Quando o pelo possui uma extensão maior, a oleosidade pode se acumular no couro cabeludo, aglomerando ali sujeiras, insetos e afins.

Os cabelos mais curtinhos ou médios conseguem conservar por mais tempo o brilho natural adquirido por uma única escovação durante a semana, justamente pelo fato de sua limpeza e manutenção serem facilitadas.

3. Atenção

Outro motivo para desembaraçar o pelo de cachorro com frequência é observar se há algo fora do comum na pele, como algum tipo de dermatite canina. Identificar sinais estranhos com rapidez é uma das melhores formas de prevenir problemas de saúde e garantir o bem-estar do seu cachorro.

Não tenho tempo para desembaraçar o pelo de cachorro, o que faço?

Como desembaraçar pelo de cachorro leva tempo, existem lugares que oferecem soluções para mães e pais de cachorro. Você pode levar o peludo a uma pet shop, por exemplo. Mas atenção: é sempre importante pedir indicações e frequentar locais de confiança. Utensílios usados para desembaraçar o pelo de cachorro, se não forem bem higienizados, podem transmitir doenças de um cliente canino para outro. É o caso de condições graves, como a cinomose.

Além de fazerem o trabalho de desembaraçar o pelo de cachorro por você, alguns pet shops também utilizam materiais de aço inoxidável, como pentes de cerdas grossas ou finas, para auxiliar na remoção de pulgas, remover emaranhados e alisar os pelos. Mas, se o seu cão tiver o pelo enrolado, não se preocupe! Há todo um cuidado para deixar os cachinhos bem regulares e preservados. O mais importante é ir a locais confiáveis, ein?

Gostou? Compartilhe!