image/svg+xml image/svg+xml

Como deixar o cachorro mais calmo é mais simples que parece

como deixar o cachorro mais calmo

O comportamento do cachorro é, para alguns tutores, um desafio diário. É só ficar sozinho em casa que ele põe os móveis abaixo, rasga almofadas, desenrola o papel higiênico, chora (ou mesmo uiva) e arranha a porta. Pode até mesmo acontecer de você nem sair de casa, mas, após algum tempo de aparente paz, notar que ele estava aprontando. São situações bem comuns, mas temos uma boa notícia. Como deixar o cachorro mais calmo não é tão difícil quanto parece.

Nada de complicar ou de correr até a farmácia em busca de algum calmante para cachorro! A melhor cura para acalmar um cachorro agitado é simplesmente a atividade física. Sim, mexer o corpinho traz benefícios que vão bem além de queimar calorias e é a solução de como deixar o cachorro mais calmo!

Atenção: se você procura acalmar um cachorro com urgência, confira este artigo.

Como deixar o cachorro mais calmo com passeios regulares

Se o cachorro vivesse na natureza, passaria o dia todo gastando sua energia em busca de água, comida e abrigo. Mas, em nossas casa, a sua rotina passou a ser diferente. As atividades que ele faria se ainda fosse selvagem são descartadas pela domesticação. Isso porque somos nós quem atendemos essas necessidades.

Sobre como deixar o cachorro mais calmo, Renata Ragazini, dog walker e especialista em comportamento canino, conta que o passeio é um grande aliado, pois gasta a energia dos cães. “Do contrário, eles procuram o que fazer. No caso, pode ser destruir as coisas como forma de compensação”, conclui Renata.

O acúmulo de energia do cachorro que não tem uma rotina de passeios pode gerar ansiedade, além de comportamentos destrutivos e compulsivos. Inclusive, pode deixá-lo agressivo devido à reclusão e falta de socialização. Segundo Renata, “esse cão provavelmente desenvolverá ansiedade de separação e latidos em excesso”.

Cachorro que passeia fica melhor quando sozinho em casa

Sim, o passeio é um verdadeiro calmante para cachorro! Os passeios regulares estimulam a liberação de endorfina, que é o hormônio ligado à felicidade. Como consequência, o cão se sente menos estressado e fica mais tranquilo quando está sozinho. Em outras palavras, o mau comportamento de um cachorro está ligado à falta de qualidade de vida e à baixa quantidade de substâncias relacionadas ao bem-estar.

Embora passear seja a atividade mais importante para acalmar um cachorro, brincar também é um estímulo que combate a frustração. Esse sentimento tem grande impacto no comportamento do seu cão, porque o deixa estressado e deve ser combatido com empenho, pelo bem de sua saúde psicológica.

Outro fator que provoca o comportamento negativo é o tédio. Afinal, destruir é uma forma de se ocupar! E, nessa tarefa, cachorros são bem criativos e conseguem encontrar possibilidades de interação que nós nem de longe imaginamos. Mesmo com todo cuidado com os objetos da casa, se ele quiser, ele VAI encontrar e conseguir fazer uma bagunça.

Como deixar o cachorro mais calmo se não posso levar para passear todo dia?

Você sempre pode recorrer a um dog walker! É a melhor opção, pois eles sabem lidar com diversas situações que podem acontecer durante um passeio. O dog walker é louco por cachorros como você e vai dar ao seu peludo a atenção que ele merece. Além disso, o passeador vai criar um momento agradável e totalmente adequado ao perfil e nível de energia do peludo. O resultado é um cãozinho satisfeito, calmo, equilibrado e, acima de tudo, desinteressado em roer chinelo ou escavar no quintal.

Seja pela rotina muito corrida ou por outra questão que te impeça de cumprir essa tarefa, a necessidade do seu cachorro de passear regularmente é inabalável. Se essa for a sua situação e você não sabe nem por onde começar, dê uma olhada no aplicativo da DogHero. O passeador ideal é selecionado especialmente para seu cachorro. Para isso, são consideradas informações sobre o cãozinho, como endereço, porte e frequência de passeios. Isso é feito para que cada passeio seja a melhor experiência possível, para ele e para você. Quer saber mais? Clique aqui e confira todos os detalhes do serviço.

Gostou? Compartilhe!

Busca passeadores ou anfitriões que hospedam cachorrinhos? Conheça a DogHero!