image/svg+xml image/svg+xml

Brincadeiras para cachorro: veja as atividades preferidas deles

brincadeiras de cachorro

A atividade física para os cães é tão importante quanto é para os humanos. Afinal, além de gastar energia e aliviar o estresse, a prática de exercícios contribui para a saúde dos cães, estimula seus sentidos e os deixa muito mais calmos e felizes. Sem brincadeiras para cachorro, ele vai procurar outras formas de se divertir. E é provável que a ideia do cãozinho de diversão inclua fuçar o lixo, roer os móveis e outros tipos de bagunça.

Ter uma rotina de brincadeiras com cachorro é bastante positivo, sem contar que estreita o laço entre você e o cãozinho. Por isso, separamos algumas atividades e brincadeiras para cachorro que eles adoram!

Atenção: converse com o veterinário sobre as condições de saúde do animalzinho. Assim você evita que o cachorro participe de atividades que não sejam adequadas ao seu perfil e saúde.

Atividades e brincadeiras para cachorro

Confira uma lista com 6 ideias de atividades e brincadeiras para cachorro que você deve experimentar com seu filhote de quatro patas:

  1. Caminhadas e corridas
  2. Atirar a bola
  3. Pula-pula
  4. Cabo de guerra
  5. Natação
  6. Agility

Em dúvida sobre qual a próxima atividade para fazer com seu cachorro? Leia mais informações sobre as brincadeiras para cachorro abaixo:

1. Caminhadas e corridas

Cães gostam muito de passear ao ar livre. Além disso, a atividade física é uma necessidade básica do animal, como alimentação e amor. Por isso, a prática de caminhadas e exercícios de corrida são uma ótima opção. Leve o cãozinho para passeios externos em locais como praças, parques e ruas tranquilas. Se ele for um cão bem ativo, faça pequenos trechos do passeio correndo ao lado dele, estimulando que ele acompanhe seu ritmo.

Não se esqueça que o pet deve sempre utilizar coleira e guia para esse tipo de atividade. Em dias quentes só realize esse exercício em horários de temperatura amena, como de manhã cedo e após o pôr do sol.

Mas se você não tem tempo para passear com seu cãozinho, não deixe a coleira encostada! Essa atividade é muito importante para a saúde dele. Por isso, há a possibilidade de contratar alguém para passear quando sua agenda estiver apertada. São os dog walkers! Veja mais sobre esse serviço clicando no botão abaixo:

brincadeiras para cachorro passeando

2. Atirar a bola

Essa é uma das mais clássicas brincadeiras para cachorro. Consiste, basicamente, em atirar uma bolinha longe para que ele corra até ela, busque-a e a traga de volta. Essa atividade estimula os instintos do pet e aproxima você dele, uma vez que ele traz a bola de volta para que você a arremesse novamente.

A bolinha deve ser de tamanho médio, nem grande demais (porque senão o cachorrinho não conseguirá pegá-la) nem muito pequena, para que ele não corra o risco de engoli-la. A bolinha pode ser substituída por outros objetos também. Gravetos, garrafas pet e, caso vocês estejam em um espaço amplo, como um parque, também existe a possibilidade de arremessar um frisbee para ele buscar, por exemplo.

brincadeiras para cachorro correndo

3. Pula-pula

Essa é uma atividade simples e que os cachorros também se exercitam bastante. Pegue algum objeto que o cachorro goste e mantenha-o numa altura em que ele só o alcance se pular. Quando ele se aproximar, erga um pouco mais alto o objeto para dificultar a brincadeira. Caso ele consiga alcançá-lo, dê a ele uma recompensa como um petisco ou o próprio objeto/brinquedo.

cachorro brincando com bolinha de sabão

4. Cabo de guerra

Você deve pegar uma corda, deixar que ele puxe de um lado com os dentes enquanto você puxa o outro com as mãos, fazendo um cabo de guerra entre você e ele. De vez em quando, deixe-o vencer. Provavelmente, após você soltar a corda, ele irá ficar mordendo-a por um tempo.

Só que precisa tomar cuidado com a força para não machucá-lo e não puxar demais os dentes do cachorro.

cabo de guerra - brincadeiras para cachorro

5. Natação

Alguns cachorros adoram água e, consequentemente, nadar! Essa é uma atividade de baixo impacto e traz diversos benefícios a eles, como controle da respiração e do sobrepeso, além de ajudar a melhorar sua resistência.

cachorro fazendo natação

6. Agility

O agility é uma modalidade de exercícios caninos baseada no hipismo, ou seja: o cachorro deve percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível. Essa atividade é praticada em dupla, pois os tutores/responsáveis acompanham e incentivam o cão durante todo o trajeto. É uma ótima opção para treinar as habilidades e a agilidade do cachorrinho, além de ser um exercício onde ele gasta muita energia!

cachorro praticando agility

Por mais simples que pareçam ser, todas as atividades distraem, alegram e fazem bem para os cachorros. Aproveite!

Gostou? Compartilhe!

Vai viajar? Deixe seu cãozinho em um lar amoroso como o seu com a DogHero!

Saiba mais