image/svg+xml image/svg+xml

Cachorro feliz e saudável: hábitos para seu cão viver melhor

Cachorro feliz golden retriever

Todo tutor faz o que estiver ao alcance para ver seu cachorro feliz e saudável. É natural nos perguntarmos como fazer o cachorro viver mais e melhor. A resposta está na rotina de cuidados com o cãozinho: escolher a melhor alimentação, levar regularmente ao veterinário, dar muito carinho, brincar com eles e oferecer estímulos.

Além disso, não podemos esquecer de algo fundamental: passear com o cachorro. Afinal, um cãozinho ativo vive mais! A relação entre os passeios e a longevidade não é muito diferente da que os médicos fazem para os humanos: vida ativa é vida longa.

A alimentação que traz longevidade

Quando se fala em prolongar a qualidade e a expectativa de vida, o primeiro passo é a alimentação. Hoje, os tutores podem contar com rações balanceadas, inclusive com ingredientes orgânicos, assim como refeições congeladas bem atrativas. A alimentação natural (ou AN) é uma opção ainda mais interessante para deixar seu cachorro feliz. Tendo tempo, é possível preparar em casa uma refeição balanceada e com ingredientes frescos. Mas, se a sua rotina for muito corrida, não precisa desistir: já existem empresas de assinatura de marmitinha de AN para cães. Saiba tudo sobre AN clicando aqui!

O importante aqui é ser criterioso e eleger a opção mais adequada ao perfil do seu cachorro, considerando aspectos como raça, porte, idade, nível de atividade física, e, sobretudo, se há algum problema de saúde. Dessa forma, o combate aos radicais livres e aos processos inflamatórios é potencializado, assim como a saúde do seu cão.

Saúde em dia

Sabia que escovar os dentes também ajuda seu cãozinho a viver mais? Dentes saudáveis não caem e permitem a boa mastigação por mais tempo. Se você quer saber mais sobre escovação, clique aqui.

Além disso, levar regularmente ao veterinário e manter as vacinas, vermífugo e antipulgas em dia são cuidados básicos e verdadeiras obrigações dos bons tutores. Para fechar o conjunto da manutenção da saúde do seu cachorro em dia, higiene nele! Isso fará com que germes, parasitas e bactérias mantenham distância.

Cachorro que passeia é cachorro feliz!

Desde que os cães e gatos saíram dos quintais e passaram a ser tratados como verdadeiros membros da família, a expectativa de vida deles aumentou bastante. Mas isso não é suficiente para garantir longevidade e qualidade de vida para o animal.

Um cãozinho que passeia vive mais porque tem mais chances de ser um cachorro feliz e saudável. “A falta do passeio diário pode ocasionar obesidade, que sobrecarrega articulações, coração e expõe o cão a enfermidades mais graves como doenças cardiovasculares e diabetes”, explica a dog walker Renata Ragazini, especialista em comportamento canino.

cachorro feliz dog walker doghero

Benefícios para o cachorro que passeia regularmente

As vantagens em adotar uma rotina regular de passeios com o cachorro vão bem além de fazer xixi e cocô fora de casa ou da questão da saúde. É uma necessidade básica e um momento de estímulo aos sentidos do cão, mantendo-o tranquilo e satisfeito.

Tédio, estresse e ansiedade não fazem bem para ninguém, inclusive seu cachorro. Ele sente falta de encontrar outros animais, sentir cheiros diferentes e, acima de tudo, gastar energia. Passear regularmente é benefício também comportamental.

As saídas frequentes também familiarizam o animal com sons distintos e, uma vez em casa, tenderá a latir menos para os ruídos externos, como uma sirene ou outros cães latindo. Você também vai notar que ele recebe melhor as visitas, mostrando-se mais sociável. Ou seja, cachorro que passeia é menos agressivo, além de obediente.

Não adianta apenas brincar com o cachorro em casa até que ele fique exausto. Viver em um grande quintal não dispensa os passeios regulares, assim como passear muito de uma vez só, em um único dia da semana. A necessidade de passear só se resolve com passeios constantes! Renata elenca outros ganhos que esse hábito traz para nossos amigos de quatro patas:

  • Deixa o cãozinho mais calmo e sociável
  • Evita que o olfato atrofie
  • Auxilia na digestão dos alimentos
  • Mantém o tônus muscular e as articulações flexíveis
  • Reduz ou elimina comportamentos destrutivos
  • Acelera o metabolismo, o que evita a obesidade
  • Aumenta resistência respiratória (principalmente para cães braquicefálicos, aqueles de focinho “achatado”)
  • Aumenta a expectativa de vida
  • Deixa o cachorro feliz, evitando que o cão sofra de hiperatividade, ansiedade ou estresse

Não tenho tempo de passear com meu cachorro, e agora?

Quando nossa rotina é muito atarefada e falta tempo para passear diariamente com nosso cãozinho, podemos sempre contar com um dog walker. O aplicativo da DogHero indica o passeador ideal, de acordo com informações sobre seu cachorro, como endereço e frequência de passeios. Trabalhamos apenas com dog walkers de confiança para manter seu cãozinho saudável e promover sua qualidade de vida sem abrir mão de segurança.

Você consegue ver pelo aplicativo quando o passeio começa e quanto termina, além do trajeto percorrido, graças ao rastreamento por GPS. E você ainda conta com Garantia Veterinária caso seu dog passe mal ou aconteça algum incidente durante o passeio. Acesse o site e veja mais detalhes sobre os passeios da DogHero.

Gostou? Compartilhe!

Busca passeadores ou anfitriões que hospedam cachorrinhos? Conheça a DogHero!