Conhecido por seu pelo cinza e seus olhos claros, o weimaraner foi apelidado de “fantasma cinza”, ou “fantasma de prata”. Esse cachorro de postura aristocrática, corpo muscular e magro, é corajoso e está sempre em alerta. Está pronto para defender seu dono e sua família, com quem é muito amoroso e até um pouco dependente. Apesar da pose de elegante e aparentemente esnobe, o weimaraner é sensível e não gosta de ficar sozinho.

Origem: Alemanha

Peso: 25-41 kg

Altura: 58-68 cm

Expectativa de vida: 10-13 anos

História

O weimaraner foi criado na região de Weimar, Alemanha, em fins do século 18. Com uma provável contribuição do bloodhound, do schweisshund vermelho e de pointers, seus possíveis ancestrais, o weimaraner foi criado para ter habilidades de caça excepcionais, além de velocidade, coragem e faro apurado. A nobreza de Weimar era fortemente adepta aos esportes e à caça – inclusive de grandes animais como ursos, veados e até mesmo animais aquáticos (sim, o weimaraner é um excelente nadador e adora água!).

O primeiro clube oficial de criação e manutenção da raça foi criado na Alemanha em 1897. E suas regras eram estritas: a adoção do weimaraner era permitida somente a quem fosse membro. Há registros, inclusive, que indicam que a possessividade alemã chegava ao extremo de proibir a venda e comercialização do weimaraner para outros países.

Essa restrição era tão impositiva que somente em 1929 autorizaram o ingresso no clube de um americano, Howard Knight. Knight queria levar a raça para a América, mas inicialmente só conseguiu dois cães estéreis. Depois de muita luta, ele conseguiu 4 cachorros aptos para a procriação em 1938. Em 1942 foi criado o Weimaraner Club of America e em 1943 a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC). Hoje, nas competições da raça, os weimaraners norte-americanos são maioria.

Se quiser saber mais sobre cachorros de porte grande, clique aqui!

Características

Cores da raça

O padrão de cores da raça weimaraner geralmente apresenta pelagem na cor cinza, incluindo as gradações até o prata, com orelhas e cabeça de tonalidade um pouco mais claras. São permitidas pequenas manchas brancas no peito e nos dedos, e alguns weimaraner podem ter pelo marrom, mas não são comuns.

Temperamento do weimaraner

Uma raça de temperamento feliz, o weimaraner gosta de estar com a família. Apesar de ter sido criado para ter habilidades de caça excepcionais, sua evolução doméstica acabou fazendo com que se tornasse dependente dos humanos. Apesar disso, sua resistência física e porte forte continuam sendo ótimos para quem pretende adotar um cão de caça ou de guarda.

Outra coisa que você precisa ter em mente se quiser adotar um weimaraner é que ele tem muita energia. Então é melhor criá-lo em lugares com bastante espaço, para que ele possa se exercitar e ser estimulado continuamente.

A raça com crianças, estranhos e outros animais

O weimaraner é muito apegado à família, a quem ele vai ser devoto de corpo e alma. E seu temperamento costuma ser tranquilo e afetuoso com crianças, mas alguma dose de socialização antes de apresentá-las a ele é sempre bom.

Já não se pode dizer o mesmo sobre outros animais. Alguns especialistas dizem que o fato de a raça ter sido criada e entrecruzada por muito tempo em regime doméstico tenha feito com que o weimaraner perdesse o instinto de matilha, tornando-o dependente do convívio com humanos e fazendo com que não se adapte bem quando socializado com outros cães. Isso gera a necessidade de haver supervisão durante a interação com amigos da mesma espécie.

Quanto aos estranhos, o weimaraner não é assim tão rigoroso, justamente porque ele gosta de humanos. A não ser que alguém apresente uma ameaça, ele vai ser comportado e vai fazer amizade facilmente, principalmente se estiver na companhia do tutor.

O weimaraner late muito?

O weimaraner não tem o costume de latir, mas pode ser um pouco chorão. De novo, ele gosta mesmo de ter gente por perto, e não suporta muito bem ser deixado sozinho em casa. E isso pode desencadear uma síndrome de ansiedade pela separação. Se a raça apresentar esse comportamento, é indicado estabelecer uma rotina de adestramento para que ele suporte ausências e para tentar diminuir seus latidos ou uivos.

A raça é destruidora?

Pode ser. Quando não devidamente treinado para suportar a solidão, o weimaraner pode ficar ansioso, e isso pode levá-lo a manifestar um comportamento destruidor. Alguns weimaraners podem, inclusive, se machucar para aplacar sua ansiedade. Treinamento é indicado para que esse cachorro fique bem sozinho.

O weimaraner é agitado?

Não. Se bem treinado e cuidado, o weimaraner é um amor de “pessoa”. Sua natureza é calma e tranquila, ele adora brincadeiras, e está sempre buscando a companhia e o carinho de seu tutor. Mas como é um cachorro de porte físico forte e atlético, ele precisa de muito exercício, o que pode ajudar também a reduzir o seu nível de ansiedade. Ele tende a ser um lorde, nem um pouco desastrado – o que faz de seu nível de agitação mamão com açúcar de lidar.

Cuidados

Embora o weimaraner seja praticamente “autolimpante”, ainda é preciso ter alguns cuidados com ele. Veja a seguir algumas dicas de como fazer sua manutenção:

– Banhos: com pelo curto e pouca descamação de pele e perda de pelo, o banho do seu weimaraner pode ser dado uma vez por mês. Mas dê especial atenção às orelhas: seque bem a região depois do banho. Como elas são dobradinhas, tendem a guardar umidade.

– Pelos: embora a raça não perca muito pelo e ele seja curto, é bom escovar o weimaraner uma vez por semana. Isso ajuda a remover pele e pelo mortos e também é um ritual bacana para monitorar a saúde da pele do seu cachorro.

– Orelhas: o weimaraner tem as orelhas caidinhas, e isso é um terreno fértil para fungos e bactérias, principalmente se houver umidade. Além de secar bem depois do banho, é bom ficar de olho no ouvido do weimaraner e sempre fazer a higienização com soro fisiológico ou outra loção recomendada por seu veterinário.

– Unhas: como é uma raça de caça e guarda, o weimaraner é muito ativo, por isso suas unhas devem estar sempre curtas. O corte pode ser feito uma vez a cada quinze dias, mas se não estiver acostumado, ou tiver medo de machucar seu cachorro, você também pode lixar as unhas dele uma vez por semana.

Saúde

Embora seja muito saudável em geral, o weimaraner pode apresentar alguns probleminhas típicos da raça. Veja os mais importantes:

– Ossos: a maioria das raças de grande porte tendem a apresentar problemas ósseos congênitos, e o weimaraner não foge a essa regra. Uma das condições mais comuns à raça, a displasia de quadril, é uma condição em que os ossos do quadril do animal se deslocam. Por isso, é importante lembrar de não forçar as patas traseiras do seu weimaraner quando for exercitá-lo e ficar de olho se ele começar a mancar.

– Tireoide: o hipotireoidismo afeta a produção do hormônio tiroxina, o que afeta o metabolismo. Os weimaraners que sofrem de hipotireoidismo costumam ser acometidos entre os 4 e 10 anos, e seu principal sintoma é a perda de pelo – que também pode ficar quebradiço e fino, com presença de manchas pretas na pele, aumento do peso, infecções e intolerância ao frio. Embora não tenha cura, o hipotireoidismo tem tratamentos que podem fazer com que seu cãozinho leve uma vida normal e plena.

– Outros problemas: embora de menor incidência, o weimaraner também pode apresentar outras condições típicas da raça, como entrópio (quando a pálpebra do cão fica invertida e irrita os olhos), adenite sebácea (doença inflamatória das glândulas sebáceas), cálculo renal, entre outras. Embora esses casos sejam menos frequentes, é sempre bom levá-lo ao veterinário com regularidade para mantê-lo saudável e feliz.

Nível de exercícios do cachorro

O weimaraner é muito atlético e musculoso e isso faz com que o nível de exercícios para ele seja bem alto. Você pode, inclusive, treiná-lo em vários esportes caninos, como treinos de agilidade, canicross e corrida, pois é uma raça muito inteligente e facilmente adestrável. Mas mesmo que você não queira que seu cachorro seja um esportista, lembre-se de que ele precisa de muito exercício. O mínimo recomendável é de 3,5 km e cerca de 1 hora e meia de atividades por dia.

Preço

Você se apaixonou por esse lorde de olhos azuis e pelo cinza e quer saber quanto custa um weimaraner? O preço de um filhote de weimaraner pode variar de R$ 800 a R$ 2.500 — o valor foi calculado com base no preço nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom! ?

Curiosidades

– Cão policial: em algumas cidades dos EUA os weimaraner são usados como “cães policiais”, por sua agilidade e velocidade.

– Nome: o nome do weimaraner vem de Weimar, e significa “proveniente de Weimar”, região alemã atualmente pertencente ao estado livre da Turíngia. E quem assim o batizou foi o duque Karl August, soberano do local à época.

– Um cão na Casa Branca: após sua eleição como presidente dos EUA, Eisenhower se mudou com toda sua família para a Casa Branca e entre seus integrantes estava Heidi, uma weimaraner, aumentando a popularidade da raça.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe sua experiência

Experiências com Weimaraner

  • Edil

    Excelente. animal, carinhosa, inteligente , gosta de brincar , estou feliz pq ela me adotou sendo que apareceu no meu portão. Esta sendo cuidada com muito carinh

    25 de julho de 2020