image/svg+xml image/svg+xml

Raças de cachorro grande: conheça tudo sobre

Historicamente, o grupo de raças de cachorro grande compreendia animais que trabalhavam ajudando o homem em tarefas como pastoreio, guarda, caça e nos esportes. Hoje, um cachorro de grande porte é garantia de alegria em casa. O tamanho avantajado faz com que eles sejam um pouco mais desengonçados e, ao mesmo tempo, suportem as manifestações de carinho mais empolgadas dos membros da família.

Mas, afinal, o que define uma raça de cachorro grande? Bom, não há uma regra oficial. Na Dog Hero, adotamos o critério de peso: a partir de 20kg, o cachorro é considerado de grande porte. Se você cogita ser tutor de um cão assim, saiba que terá amor e diversão nas mesmas proporções.


Fotos de cachorros grandes

Veja as carinhas das raças de cachorro grande em nossa galeria de fotos de cachorros grande! Para saber tudo sobre cada um deles, clique no nome da raça.


Por que escolher um cachorro de porte grande

Você abraça, rola com ele no chão, faz de travesseiro e espreme sem medo de machucar. Sim, raças de cachorro grande aguentam o tranco – e adoram! Não é regra, mas é mais fácil um cachorro de grande porte ser mais carinhoso e tranquilo do que as raças de cachorro pequeno.

Existe raça de cachorro de porte grande para crianças? Com certeza! Aliás, o instinto protetor facilita a criação de laços e eles amam brincar incansavelmente com elas. São excelentes companheiros para as descobertas e aventuras dos pequenos, já que encaram os comportamentos infantis numa boa e são bem pacientes. Raça de cachorro grande e dócil é o que não falta. Confira uma lista das melhores raças de cachorro de porte grande para crianças:

Cães de grande porte impõem respeito e garantem mais segurança. Não é à toa que são usados para guarda e, por isso, seu lar e a sua família estarão protegidos. Outro ponto positivo é que eles são fáceis de treinar, dado o passado utilitário da maioria, além de serem muito obedientes e terem raças muito bem ranqueadas no quesito inteligência.

São perfeitos para acompanhar o ritmo de pessoas mais ativas: várias raças de grande porte são atléticas, resistentes e cheias de energia. Cães assim adoram fazer atividades com a família e estimulam a adoção de um estilo de vida saudável. Esse é um aspecto muito relevante na seleção da raça mais adequada para o seu estilo de vida.  


Pontos de atenção sobre raças de cachorro grande

Além do seu estilo de vida, outros quesitos devem ser considerados antes de adotar uma raça de cachorro grande. Analise, por exemplo, a combinação entre o perfil do cachorro e a sua exigência de espaço. Quanto menor for a área disponível e maior a energia, mais passeios diários serão necessários. Se você mora em apartamento, não descarte a opção de ter um cachorro grade. Você só precisa se informar sobre as regras de condomínio e também se preparar para ajudar seu cãozão a liberar energia de outras formas. Caso sua rotina seja muito corrida ou você não consiga passear com seu cachorro uma vez ou outra, pode contar com um dog walker para dar conta do serviço! Os walkers são pessoas apaixonadas por cachorros, orientadas para que o passeio seja seguro e agradável.

Não se esqueça de levar em conta também os custos, já que eles acompanham o porte! Cachorro grande come mais, gasta mais tapete higiênico, antipulga, vermífugo e remédios (muitos são prescritos por peso). Banho e tosa na pet shop também são cobrados por tamanho e é mais complexo para levá-lo em viagens. Com grandes cachorros vem grandes responsabilidades!


Como cuidar de raças de cachorro grande

Adestramento

O adestramento funciona como uma ótima estratégia para garantir a boa convivência com todos os tipos de cachorro. Para raças de cachorro grande, isso facilita os passeios, já que controlar um cachorrão querendo perseguir aquele gato do outro lado da rua pode ser um baita desafio. Outra vantagem do treinamento é conhecer as melhores formas de exercitá-lo e, dessa forma, adequar as atividades ao seu nível de energia e evitar lesões.

Banho

como dar banho em cachorro grande

Quer saber como dar banho em cachorro grande? Se você mora em uma casa com quintal, no verão é moleza. Basta acionar a mangueira para dar aquele banho refrescante. Nos dias frios, será necessário apelar para o banheiro da casa e água morna. Mesmo que você more em apartamento, é possível você mesmo dar banho em cachorro grande. Nesse caso, siga as mesmas instruções dos dias frios, apenas regulando a temperatura.

Para dar banho em cachorro grande, é preciso que, em primeiro lugar, ele seja mantido preso, seja na coleira no caso do quintal ou com a porta do box fechada. Dessa forma, você restringe a movimentação e facilita o seu trabalho. Procure ter à mão todo o material necessário: xampu, condicionador, escova, toalha, secador e alguns petiscos para recompensar os bons comportamentos. Isso agiliza o processo e, principalmente, deixa a experiência agradável para todos.


Dicas de saúde para cachorro grande

Alguns problemas de saúde são relativamente mais comuns nos cachorros de médio a grande porte. A boa notícia é que as visitas regulares ao veterinário, alimentação de qualidade, uma rotina saudável de exercícios e, acima de tudo, muita atenção ao seu cachorro ajudam a afastar as chances de doenças aparecerem. Além disso, esses cuidados também favorecem a detecção precoce e melhoram as perspectivas de cura ou de controle da doença. Por isso, fique atento!

Displasia de quadril

É uma doença genética que tem como resultado a má formação das articulações do quadril durante o crescimento. Essa doença degenerativa provoca dor e pode acarretar artrite e inflamações, de tal forma que chega a incapacitar o animal em casos mais graves.

Os principais fatores para o surgimento ou agravamento da displasia de quadril em cachorros são falta de exercício, exercícios em excesso, lesões e obesidade. Veja abaixo quais são alguns sintomas da displasia de quadril:

  • Lentidão
  • Não querer brincar
  • Não correr
  • Mancar
  • Rigidez no quadril
  • Dificuldade para se levantar

Apesar de acometer com mais frequência os cachorros maiores, as raças de pequeno porte não estão imunes aos sintomas da displasia de quadril. Por isso, faça sempre um check-up periódico do seu cão no veterinário, seja ele uma cachorro grande ou pequeno.

Displasia de cotovelo

Assim como a displasia de quadril, é uma doença hereditária que gera má formação na cartilagem ou ossos da articulação. A doença pode causar dores crônicas de nível leve a grave, além de deixar o cachorro propenso à artrite. Evitar a obesidade, assim como o excesso de cálcio e proteínas são formas de tentar evitar essa condição, que compromete a qualidade de vida do cachorro. Por isso, se ele começar a mancar, manifestar dor ao movimentar a região do cotovelo ou ombro ou apresentar inchaço na região, leve-o ao veterinário.

Obesidade

A obesidade canina é causa de uma série de problemas de saúde, especialmente em um cachorro de grande porte. Portanto, monitore a dieta e observe regularmente se há alterações na forma geral do cachorro. Dessa forma, você evita o sobrepeso e cuida da saúde do seu cãozinho. Além disso, procure não dar guloseimas e respeite as quantidades de comida recomendadas para a raça.

Joelho

A luxação da patela, ou seja: quando o osso do joelho se desencaixa da articulação do joelho, causa dores e falta de mobilidade. Essa é uma condição que costuma acometer raças de cachorro grande. Por isso, fique de olho no seu cão e leve-o ao veterinário caso ele comece a mancar.

Gostou? Compartilhe!

Vai viajar? Deixe seu cãozinho em um lar amoroso como o seu com a DogHero!

Saiba mais