Como tirar carrapato de cachorro de maneira efetiva

Você sabe como tirar carrapato de cachorro? Essa pergunta com certeza já passou pela cabeça de toda mãe e pai de pet. Veja como proteger seu animal e também sua casa de infestações e os perigos de deixar o cachorro exposto a isso.

Para a sua maior comodidade e também do seu pet, você pode ser atendido em casa por um dos nossos veterinários DogHero (*Consulte a disponibilidade na sua região).

Por que eliminar pulgas e carrapatos

Pulgas

Assim como tirar carrapato de cachorro, é importante remover pulgas. Elas caminham entre os pelos dos cães e picam a pele para se alimentar do sangue. As picadas causam muita coceira e desconforto. Se o peludo não passar por tratamento após a picada de pulga, pode desenvolver uma alergia intensa na pele (dermatite alérgica à picada de pulga) – que ocasiona também a queda de pelos, vermelhidão, feridas e até infecções.

Quando um cachorro é infestado por pulgas durante um longo período, ele também desenvolve um quadro de anemia que, se não for tratado, pode levá-lo à morte.

Poucos sabem também que cães com pulgas estão mais expostos a verminoses. Isso acontece porque as pulgas, suas larvas e ovos têm vermes (sim, você leu certo: as próprias pulgas vêm infestadas). Ao se coçarem e lamberem, eles acabam engolindo esses vermes e ficam doentes – diarreia e sangue nas fezes são sintomas dessa verminose. Em casos mais graves, o cachorro também pode ter anemia.

Em humanos, as picadas das pulgas formam machucados que coçam e incham.

Carrapatos

Como as pulgas, os carrapatos também caminham entre os pelos do cachorro. Porém, depois que mordem a pele, ficam fixos no mesmo local até terminarem de alimentar-se com o sangue que sugam do cachorro.

Os carrapatos são transmissores de várias doenças que são perigosas tanto para animais quanto para humanos. Nos peludos, as duas mais comuns no Brasil são a erliquiose e a babesiose.

Ambas são popularmente conhecidas como doenças do carrapato, e apesar de terem origens diferentes e atacarem componentes distintos do organismo, as duas acabam causando falta de apetite, apatia, febre e anemia grave. Se não tratadas levam também à morte, por isso é tão importante saber como tirar carrapato de cachorro e deixar seu animal livre.

Outras duas doenças sérias transmitidas pelo carrapato e que afetam gravemente tanto cães quanto humanos são: a doença de Lyme, cujos sintomas incluem manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e alterações neurológicas; e a febre maculosa, que causa febre, dores no corpo e na cabeça, e inchaço nas mãos e pés.

Como tirar carrapato de cachorro: produtos úteis

Veja algumas alternativas de produtos para livrar seu animal de estimação de carrapatos.

Xampus e sabonetes 

Produtos com substâncias antiparasitas devem ser usados quando você encontrou pulga e/ou carrapato no seu cachorro. Atenção: eles não servem como medida de proteção ou prevenção contra o mal (apenas matam os parasitas que estão naquele momento no animal).

Pipetas

Uma da maneira efetiva de como tirar carrapato de cachorro, as pipetas são pequenas bisnagas com líquido inseticida dentro que, depois de entrar em contato com a pele do animal, se espalha pelo corpo todo. Elas matam as pulgas e carrapatos que já estão por ali, impedindo que ovos se desenvolvam. Costumam agir em até 48 horas e seu efeito dura, geralmente, um mês.

Coleiras

São uma versão mais duradoura das pipetas antiparasitas, pois liberam inseticida lentamente ao entrar em contato com o calor do corpo do cachorro. O princípio ativo delas também impede que os parasitas ponham novos ovos. Algumas coleiras também repelem mosquitos – prevenindo também contra doenças como a leishmaniose.

Uma das grandes vantagens das coleiras é o fato de que elas podem ser facilmente retiradas do pescoço do cachorro. Ou seja, caso ele apresente alguma alergia ou efeito colateral ao produto, há solução simples (diferentemente dos comprimidos e pipetas).

A desvantagem da coleira é que ela pode perder a eficácia se for exposta frequentemente à água – é importante retirá-la e colocá-la de novo quando ele tomar banho. Quando se trata de como tirar carrapato de cachorro, a coleira é um ótimo produto.

Comprimidos

Há diferentes tipos de comprimidos – alguns vêm até com sabor gostoso, para serem mastigados pelos cães. Levam em média 12 horas para fazer efeito, e o tempo de ação varia entre um e três meses.

Existe ainda um tipo de comprimido para tratamentos de emergência (quando ocorre uma grande infestação no animal), com duração de 24 horas. Por isso, deve ser associado a outro tratamento de longa duração: comprimido, pipeta ou coleira.

Como tirar carrapato de cachorro: o que fazer

Descobriu que um carrapato no cachorro? Veja o que fazer para combater o problema.

Infestação grave de pulgas e carrapatos

Se o seu cachorro está infestado de pulgas ou carrapatos, imediatamente dê um banho nele com xampu ou sabonete antiparasitas. Recomenda-se dar também um comprimido de tratamento de emergência, e associar a outro tratamento de longa duração (comprimido, pipeta ou coleira).

Infestação leve de pulgas e carrapatos

Se você acabou de achar uma, ou poucas, pulgas e/ou carrapatos no seu cachorro, dê imediatamente um banho com xampu ou sabonete antiparasitas. Caso ele esteja sob a proteção de algum tratamento de longa duração (pipeta, comprimido ou coleira), deve resolver. Se os intrusos voltarem, converse com o veterinário e considere mudar o método usado para proteção.

Como manter a casa protegida de pulgas e carrapatos

É indispensável que você não se esqueça de também de como tirar carrapato de cachorro da sua casa. Os ciclos de vida tanto das pulgas quanto dos carrapatos incluem períodos em que eles se instalam na residência. Se seu cão está infectado é muito provável que a sua casa também esteja com ovos e filhotes de parasitas espalhados pelo piso e paredes.

Para eliminar pulgas e carrapatos da sua casa, use produtos de limpeza para casa específicos para isso, com pulgicidas e carrapaticidas na composição (é possível encontrá-los nos pet shops). A limpeza com esses produtos pode ser feita a cada seis meses como modo de prevenção quando não há infestação na sua casa, e quinzenal ou semanalmente quando há infestação (quando seu cachorro tem pulgas e carrapatos recorrentemente).

Também aspire a casa com frequência, de preferência semanalmente. Os ovos dos parasitas são bem leves e facilmente aspiráveis. Pisos de madeira que possuem frestas costumam ser os locais de preferência para pulgas se esconderem.

Tome bastante cuidado com poeira até mesmo em lugares altos – as pulgas ficam pelo chão, mas carrapatos preferem lugares altos como cantos de paredes, frestas e prateleiras para abrigarem e se desenvolverem. É interessante trocar os produtos de limpeza entre usos. Isso evita que os carrapatos e pulgas se tornem resistentes a um produto específico, mantendo alta a eficácia.

Em casos extremos, com uma infestação muito grave de parasitas, é indicado que você procure uma empresa especializada em dedetização para resolver definitivamente o problema.

Atenção: sempre tire seus animais de casa por algum tempo quando for usar produtos mais pesados para evitar intoxicações.

É importante prestar atenção ao peso do seu cachorro e às indicações específicas de cada produto que for usar. Consulte um veterinário para ter certeza do que aplicar nele. Os produtos mencionados são medicamentos, e como qualquer outro podem causar reações e até mesmo intoxicações se não usados corretamente.

Controlar esses parasitas é uma tarefa difícil e que você vai precisar realizar sempre, não só nesse período, já que até humanos podem trazê-los para casa. Mas sempre tenha em mente que se tudo for feito com cuidado e metodicamente, você vai garantir uma vida mais feliz e saudável para seu filho canino.

Gostou? Então veja quais são as espécies de plantas tóxicas para cães.

Fonte: veterinária DogHero Ingrid Stein.

Gostou? Compartilhe!

Deixe o seu comentário