image/svg+xml image/svg+xml

Por que o cachorro uiva?

por-que-cachorro-uiva

Você já se perguntou por que cachorro uiva? Isso porque provavelmente você já ouviu um cachorro uivando sem parar em alguma situação. E, quando nos deparamos com cães soltando uivos, lembramos logo dos lobos. Os mais criativos podem imaginar até uma cena perfeita de filme, com uma alcateia uivando para a lua, né?

Na vida real e, mais especificamente, no dicionário, o uivo é caracterizado como um som triste e agudo emitido por animais como lobos, raposas e cães. Aqui não vamos falar de lobos e raposas, pois o que nos interessa é saber sobre os melhores amigos do homem: será que é só mesmo por tristeza e dor que os cães uivam?

Uivar é uma herança dos lobos

Pesquisas realizadas com lobos já desvendaram que o uivo é a forma de comunicação entre eles, como os latidos para os cães. A relação dos membros de uma alcateia (grupo de lobos) ocorre por meio de uivos diversos ou vocalizações flexíveis em situações diferentes.

Assim, o uivo não é somente uma resposta ao estresse ou sofrimento de dor ou solidão. Segundo especialistas, o uivo pode ser usado para alertar ao grupo sobre um perigo, para localizar presas e até para ajudar a reunir a alcateia após a caça. Mas pode ser que você esteja pensando: meu cachorro não vive em bando, não caça, não se perde da turma, mas pode uivar e latir. E aí? Por que cachorro uiva?

Cachorro uivando x cachorro latindo

Ao se perguntar por que cachorro uiva, é preciso lembrar que o cão doméstico é um descente do lobo! É por isso que alguns cachorros ainda mantêm vários instintos dos seus ancestrais. Seu cachorro nunca tentou esconder o osso na caminha ou no sofá? Ou destruiu aquele ursinho de pelúcia que você achou tão bonitinho e deu para ele? Tudo isso é a herança de uma vida selvagem dos antepassados, só que agora dentro de uma casa ou apartamento.

Os uivos são formas de comunicação dos cães atuais. Eles podem ser distinguidos do latido por uma vocalização mais alta e contínua que, para muitos tutores, pode parecer um sentimento de angústia ou tristeza. Mas não é só isso!

O uivo para o cão doméstico pode ser uma forma de se comunicar à distância com outros cachorros, quando não há contato visual entre eles. Isso porque ao uivar, o cachorro atinge um tom mais alto, e pode ser ouvido de longe.

O som do cachorro uivando serve para chamar atenção dos outros pets. Inclusive, algumas raças que têm habilidade de caça ou que foram cruzadas com lobos (como husky siberiano, por exemplo) até hoje costumam mais uivar do que latir. Já algumas raças que convivem há mais tempo com a gente têm uma menor tendência a uivar. No fim, uivos ou latidos são as formas que os cães têm de se comunicar entre eles e também com humanos.

Significado do uivo de cachorro

Por que cachorro uiva? Quais são os motivos que o levam a uivar ou latir? Para entender esse comportamento canino é preciso saber quais são os “gatilhos” que levam à vocalização excessiva. A variação dos sons pode refletir um estado emocional do cão ou estar associado a uma situação específica. Conheça as principais explicações para o cachorro uivando:

– Alertar outros cães: um cachorro inicia um latido e logo toda a vizinhança late. Isso é muito comum e é uma forma de comunicação entre os cães, especialmente quando não estão vendo um ao outro. Trata-se de um comportamento herdado dos lobos para alertar sobre a presa, proteger a cria ou até reunir a matilha.

– Cadela no cio: é comum o cachorro macho uivar quando percebe que tem uma cadela no cio próxima a ele. Trata-se de um instinto para ocorrer a reprodução e a sobrevivência da espécie.

– Chamar atenção: atrair a atenção dos tutores é uma das habilidades mais comuns dos cães, seja com o uivo ou com o latido. Em alguns casos, o cachorro uiva para alertar que tem intruso na área, uma pessoa estranha a ele, como um tipo de alarme para proteger seu território. Pode também ser uma tentativa de conseguir algo (comida, brincadeira ou atenção).

– Solidão: quando está angustiado, frustrado ou entediado. Isso pode acontecer com mais frequência com o peludo que passa muito tempo sozinho em casa, sem atividades para gastar energia e sem ser estimulado física e mentalmente.

Ansiedade de separação: quando percebem que os tutores vão sair, alguns cães podem sofrer de ansiedade de separação. O uivo é apenas um dos sinais e pode estar associado à lambedura excessiva das patas, falta de apetite, atitudes destrutivas com objetos da casa e do tutor e ao xixi fora do lugar. Os cachorros uivam pela ausência do tutor e esperam até uma “resposta”, como faziam com outros cães da matilha quando esses se ausentavam. Mais um traço dos lobos que ainda se reflete nas atitudes dos nossos peludos.

– Excitação e felicidade: como explicar os cães que uivam ao ouvir uma música? Alguns cachorros podem, sim, uivar para demonstrar que estão contentes!

Como lidar com cães que uivam muito?

A melhor forma de lidar com um cachorro uivando ou latindo em excesso é observar a sua rotina e buscar o que desencadeia esse comportamento. Para alguns gatilhos existem soluções, como aumentar o tempo que você passa ao lado do pet, incentivar o peludo com atividades físicas e mentais, realizar a castração para os cães que procuram fêmeas, etc.

Se você não conseguir identificar ou lidar com o do uivo do cão, é recomendado pedir ajuda a um especialista em comportamento animal ou adestrador para orientá-lo sobre a melhor forma de lidar com o problema canino. Afinal, ninguém quer ficar sem entender o que está acontecendo com o peludo, né?

Gostou das dicas? Então confira como fazer o adestramento de cães em casa!

Gostou? Compartilhe!