image/svg+xml image/svg+xml

Como fazer o cachorro parar de morder

Como fazer o cachorro parar de morder

Como fazer o cachorro parar de morder? Algumas brincadeiras por parte dos animais são toleradas até certo ponto, como no caso das mordidas. Quando filhotes, eles podem fazer disso um ato de carinho. Chegam, pulam e… mordem! Mas e quando isso passa dos limites? Seus dentinhos já estão pontiagudos e podem ferir a pele, além de se tornar um hábito completamente inconveniente para quem convive com o pet.

A questão de como fazer o cachorro parar de morder não se resume à repressão. Nem é recomendável agir assim com ele, sem antes perceber as suas necessidades. Alguns fatores como idade, dentição, necessidade de atenção e até mesmo problemas de saúde bucal podem fazer com que seu cachorro não pare de morder. Entenda que, antes de mais nada, é um sinal de carinho. Mas, como todo comportamento desmedido, precisa ser reeducado pelo tutor – se possível, com o auxílio de um adestramento.

Cachorro mordendo tudo: o que fazer?

Se o seu cachorro não para de morder você e o que mais for, pode ser uma necessidade muito grande de atenção. Os pets possuem estímulos mecânicos acionados a partir das nossas atitudes com eles. Por exemplo, se cada vez que o cachorro realiza determinada ação, que ao dono é satisfatória, ele ganha um petisco como recompensa, ficará claro que, se repetir o que fez, vai agradar e ser agradado. E isso ocorre com as mordidas também, mas por outro viés.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver. A questão que deve ficar clara é: ou o tutor ensina seu cachorro a não morder qualquer um (com exceções em momentos de perigo) ou o ato se tornará, sem sombra de dúvidas, um problema.

Como fazer o cachorro parar de morder

Filhote, adulto ou idoso, o esquema de como fazer o cachorro parar de morder pode ser dividido em dois momentos: reprimir e ignorar. Quando o cachorro estiver mordendo além dos limites, reprima esta atitude com um “shhhh!”, bastante usado para outros propósitos de adestramento. Fale firme com seu pet, mas sem ser rude. Ele precisa saber quem manda nessa relação cheia de mordidas.

Se as mordidas ainda persistirem, passe a ignorá-las, mostrando a ele que essas não são as ferramentas mais eficazes para conseguir a sua atenção. Mesmo assim ele continua mordendo e você se perguntando como fazer o cachorro parar de morder? Levante de onde estiver e deixe-o “mordendo o ar”. Faça isso toda vez em que o pet insistir nessa brincadeira. E não precisa dar um petisco como recompensa, porque senão ele pode interpretar da maneira inversa, querendo morder o dono mais ainda.

A questão nesse caso não é reprimir grosseiramente, mas sinalizar ao cachorro que não para de morder que essa atitude de machucar por pura euforia pode ser contida e redirecionada a objetos específicos.

Como ensinar o cachorro a não morder

Antes de mais nada, o tutor deve observar a fase pela qual seu cachorro está passando. Filhotes costumam morder mais porque exigem maior atenção do que quando mais velhos. Ainda há a questão da dentição canina, que, como em qualquer espécie, vai gerar uma vontade tremenda de sair por aí mordendo tudo e todos a fim de parar o incômodo dos dentes que estão nascendo.

Nessa situação, substitua a parte do seu corpo que o filhote mais gosta de morder por um mordedor canino, facilmente encontrado em pet shops. Diversos formatos estão à disposição e o ideal é que não seja pequeno, para que o cachorro não o engula e possa mordê-lo até se cansar da brincadeira.

Mas, se o filhote não abriu mão das mordidas e insiste em levar este hábito à vida adulta, você pode colocá-lo num “cantinho reflexivo” toda vez em que ele morder despropositadamente. Não é um castigo, é um lugar para se acalmar e retomar as atividades posteriormente! Quando as mordidinhas começarem, leve-o até um cômodo da casa onde ele esteja cercado e seguro, e deixe-o ali por alguns minutos. Repita isso sempre que as mordidas começarem.

Para ajudar no processo de adestramento, dê ao seu cachorro que não para de morder o mordedor apropriado, adquirido especificamente para isso. Ao perceber que acaba sozinho ao morder o que não deve, ele logo parará de abocanhar tudo e todos. E você não precisará mais se preocupar em como fazer o cachorro parar de morder.

O artigo foi útil? Então veja opções de brinquedos incríveis que seu cachorro pode morder muito sem se preocupar!

Gostou? Compartilhe!

Busca passeadores ou anfitriões que hospedam cachorrinhos? Conheça a DogHero!