image/svg+xml image/svg+xml

Sangue nas fezes do cachorro: o que fazer?

sangue-nas-fezes-do-cachorro

Sangue nas fezes do cachorro: o que pode ser?

A presença de sangue nas fezes do cachorro pode estar ligada aos hábitos alimentares e à rotina do animal. Na maioria dos casos, o cão possui alguma ferida decorrente da ingestão de algo fora de sua dieta que feriu as paredes internas do reto (por onde saem as fezes). Também pode ser em função da existência de parasitas ou até mesmo problemas maiores. Conheça as principais causas e saiba o que fazer caso isso aconteça.

O que fazer quando há sangue nas fezes do cachorro?

Como ajudar o cachorro com sangue nas fezes? Veja algumas dicas do que observar e como agir:

Fique atento ao que o pet come

Nos casos de sangue nas fezes do cachorro é imprescindível que se observe atentamente o que é ingerido por ele. Note se ele mastiga corretamente e se o seu corpo está apresentando outros sinais além de sangue nas fezes. Itens que fogem da dieta habitual do cachorro podem, no momento da digestão, ferir as paredes do intestino. Objetos deixados ao seu alcance ou excesso de comida são alguns exemplos. Tenha cuidado com o que está acessível e pode ser interessante para o cachorro, como pequenos itens de decoração – especialmente se ele for dos que gostam de mastigar!

Verifique a textura das fezes e do sangue encontrado nelas

Este passo é importante, considerando que a coloração das fezes e a do sangue dizem muito a respeito da saúde do cachorro. Fezes duras ou com pouca água em sua constituição possuem consistência e formato similares aos de uma pedra, o que dificulta o ato de expeli-la. Pela força empregada, essas próprias fezes podem machucar o ânus e provocar sangramentos. E, não menos importante, observe a coloração sanguínea. Isso é importante para que o veterinário tenha um diagnóstico mais preciso e rápido sobre o sangue nas fezes do cachorro.

Hidrate e alimente moderadamente seu cachorro

Encontrar sangue nas fezes do cachorro não é fácil e para o pet isso pode ser bastante doloroso. Por isso, recomenda-se uma hidratação constante e alimentação leve, pois seu sistema excretor ainda não está preparado para grandes esforços.

Já para o veterinário!

A partir do momento em que for encontrado sangue nas fezes dos cachorros, é recomendável levar o pet imediatamente ao médico veterinário. Somente um profissional, com base em análises clínicas, consegue fazer o diagnóstico e dizer qual o melhor tratamento a ser feito para deixar o cachorro novamente saudável.

Causas e tratamento de sangue nas fezes do cachorro

Não há como designar uma só causa para o sangue nas fezes do cachorro. Pode ser fruto de uma má alimentação, corpos estranhos no organismo, feridas por conta da força empregada na hora da evacuação etc. Alguns dos casos mais comuns e que demandam muita atenção do tutor são:

Agentes infecciosos

Agentes e parasitas podem provocar sangue nas fezes do cachorro. Dentre eles, estão o parvovírus, vírus da corona, infecções bacterianas (Clostridium e Salmonella – encontrada no ovo), agentes protozoários, como a coccidiose, e parasitas intestinais, como ancilostomídeos. A ação desses fatores pode resultar em sangue nas fezes do seu cão. Muitos desses vírus e bactérias vivem no intestino dos animais, como a Salmonella, que reside tranquilamente no das aves. Mas no organismo de certos pets, em especial o do cachorro, pode fazer muito mal e provocar infecções sérias.

Intolerância ou alergia alimentar

A má alimentação pode ocasionar sangue nas fezes do cachorro. Alimentos muito duros, falta de mastigação e ingestão rápida transformam o ato de evacuar num sacrifício doloroso ao cão. Além disso, se houver algum item na comida que possa despertar uma possível alergia no animal, ele pode acabar desenvolvendo colite, que é uma inflamação (úlcera) seguida de sangramento do colo do intestino grosso.

Tumores

Eles são extremamente preocupantes à medida que crescem e conforme o diagnóstico de se são benignos ou malignos é feito. Se há indícios de sangue nas fezes do cachorro, pode haver a presença de um tumor no colo do intestino grosso dele.

Traumas e proctites

São pequenas lesões geradas a partir de um esforço além da capacidade muscular do cachorro. Se houver a presença de sangue nas fezes e isso acontecer constantemente, é bem possível que haja feridas internas no reto (trauma) ou pequenas bolsas de massa ou nervos inflamados na região (proctites), provocando assim sangramentos e desconforto.

Problemas no ânus e distúrbios hemorrágicos

Geralmente ocasionados por conta de traumas, a fístula, a saculite e o estreitamento anal têm o poder de provocar sangue nas fezes do cachorro. Isso porque as fezes, caso se encontrem em estado grosseiro (como muito duras, por exemplo), podem lesionar as paredes do reto. E, se o cachorro perde muito sangue, vai estar propenso a desenvolver problemas quanto à coagulação, por exemplo, o que pode acabar levando-o a ter doenças mais graves no futuro.

Cuidados e prevenções

Se há a presença de sangue nas fezes do cachorro, o recomendável é levá-lo ao veterinário assim que possível. Até que isso aconteça, mantenha-o confortável e descansando. Mesmo que você tome todo cuidado com relação à alimentação do pet, somente um profissional pode informar com precisão o que está acontecendo no organismo do cachorro. Alguns cuidados podem e devem ser tomados a fim de minimizar este desconforto. O primeiro deles é a higiene do animal. Limpe os espaços onde ele fica, lave bem o recipiente em que ele come e repare se a dieta destinada ao pet tem tido resultado, a partir da observação das fezes. Gostou? Então veja dicas de petiscos naturais para o cachorro e garanta uma alimentação mais leve (e saudável).

Gostou? Compartilhe!

Vai viajar? Deixe seu cãozinho em um lar amoroso como o seu com a DogHero!

Saiba mais