Sachê para cachorro faz mal para saúde? Conversamos com a médica veterinária Letícia Tortola, especialista em nutrição de cães e gatos da Guabi Petcare (da marca superpremium Ultima, vendida nos supermercados), para esclarecer as principais dúvidas.

Segundo Letícia, no Brasil, a maioria dos donos usa o sachê para cachorro como “molho” para a ração. Ela explicou que a mistura com a ração é uma boa saída porque, além de deixar a refeição mais saborosa, facilita a mastigação do alimento seco e ajuda na limpeza dos dentes.

sache-para-cachorro-1

Sachê para cachorro é um alimento importante e que ajuda na mastigação do animal, já que ao misturar na ração, faz com que ela fique mais úmida

Pontos positivos e de atenção ao usar sachê para cachorro

Para entender melhor quais são os dois lados de usar o sachê para cachorro, listamos os pontos positivos e os que merecem atenção antes de inserir o alimento úmido na alimentação do peludo.

Pontos positivos ao usar sachê para cachorro

  1. Por causa da consistência macia, o cachorro acha mais saboroso;
  2. Assim como a ração seca, a ração em sachê tem todos os nutrientes essenciais, como aminoácidos (vindo das proteínas), ácidos graxos (vindo das gorduras), vitaminas e minerais. A vantagem é que, como o úmido também é feito com carne fresca (assim como o alimento seco da marca Ultima), o corpo do pet absorve tudo isso mais facilmente;
  3. O sachê para cachorro possui muita água na sua composição, o que é bom para aqueles animais que esquecem de beber água ou que têm predisposição a ter cálculos nos rins.

Pontos de atenção ao usar sachê para cachorro

  1. Como é mais gostoso, o animal come mais. Portanto, é preciso resistir aos olhares e colocar a quantidade certa de sachê para cachorro, de acordo com o tamanho, peso e estilo de vida do cachorro (a explicação da quantidade de como calcular vem atrás de cada embalagem). Do contrário, ele pode engordar – o que compromete a saúde;
  2. Depois de aberto, o sachê deve ser guardado na geladeira e consumido até 48h;
  3. Se usar somente o alimento úmido, o hálito e a saúde da boca do seu pet podem piorar. Morder e triturar a ração seca ajuda na limpeza dos dentes e previne a formação de tártaro.

Como sempre, vale conversar com o veterinário do seu peludo. Só um profissional que conhece o histórico do seu cachorro é capaz de fazer uma recomendação sob medida para as necessidades dele.

Gostou do artigo? Então confira também como lidar com cachorros que comem cocô!