Cachorro vomitando verde: o que pode ser?

Assim como acontece em humanos, o vômito sempre acende o nosso sinal de alerta. E, às vezes, o problema é apenas um mecanismo de defesa do próprio animal, uma reação por ter comido muito rápido ou ter se exercitado logo após comer. Mas em outros casos, o assunto se torna sério, como o seu cachorro vomitando verde.

A aparência geral do conteúdo expelido pode dar grandes indícios do que está acontecendo e a gravidade da situação, uma vez que existem diversas causas para esse tipo de ocorrência. O tom esverdeado pode indicar a bile (ácido produzido pelo fígado para ajudar na digestão), mas quando a presença de mucosa é maior do que a de restos de comida, sinaliza uma infecção no aparelho digestivo.  

Por isso, é fundamental examinar cada detalhe do vômito e verificar se há outros sintomas e informar o veterinário. Esses dados irão ajudá-lo a diagnosticar o problema e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

O que fazer quando meu cachorro está vomitando verde

Veja o que fazer nessas horas para ajudar o cachorro:

Observe como é o vômito e a frequência

Embora não seja uma tarefa muito agradável, é importante observar a consistência do vômito, o tom da coloração, se há resquícios de comida, planta, mucosa, sangue e até mesmo fezes. Ainda é preciso prestar atenção em: quantas vezes vomitou, há quanto tempo está vomitando, se é um caso isolado ou se ocorre periodicamente.

Verifique se seu cachorro apresenta outros sintomas

O seu cachorro não sabe falar, mas pode indicar por mudanças em seu comportamento, aparência e nível de energia que há algo de errado. Por isso, fique atento a esses sin ais, bem como à presença de febre, diarreia, desidratação, perda de peso, fraqueza, entre outros.

Colete uma amostra do vômito

A aparência do vômito pode ajudar o veterinário a identificar com mais rapidez a causa do problema e iniciar o tratamento. Por isso, tente coletar uma amostra e armazene-a em um recipiente limpo.

Procure por vestígios e invista na prevenção

Investigue se há algum vestígio pela casa de algo que seu cachorro tenha consumido, como lixo revirado, vaso tombado ou planta mordida. Lembre por onde o seu cachorro andou nos últimos dias e se comeu algo diferente. Isso pode levar à causa do problema.

Além disso, invista na prevenção. Deixe substâncias e plantas tóxicas para cachorro longe do seu alcance – se possível, elimine-as. Também é importante impedir o acesso do animal à lata de lixo, produtos de limpeza e higiene. Todo esse cuidado diminui o risco de ocorrer um novo episódio.

Hidrate seu cachorro

Cachorro vomitando verde pode sofrer de desidratação. Para evitar que isso ocorra, incentive o cão a beber água, mesmo que ele não queira. Pequenas quantidades ajudam a se restabelecer e evitar mais transtornos.

Causas e tratamento de vômito verde em cachorro

A coloração do vômito é uma pista na investigação para descobrir o que está acontecendo. No caso de cachorro vomitando verde, as causas são:

– Plantas: é comum que cachorros comam gramas ou plantas. Às vezes, logo após comer ou porque comeram em excesso, já colocam para fora em forma de líquido verde. O problema é que algumas plantas são tóxicas para cachorros, o que pode gerar outras complicações e até envenenamento.

– Bile: vômito verde, esverdeado ou com um tom amarelado pode ser bile. Isso acontece porque o cachorro produz um ácido antes de comer para auxiliar em sua digestão. Quando essa substância é produzida em excesso ou se acumula devido a longos períodos sem comer pode fazer com que o cachorro vomite.

– Infecção no sistema digestivo: quando um líquido verde, com mais mucosas do que com restos de comida é colocado para fora pelo seu cachorro indica infecção estomacal ou intestinal. Geralmente, isso é causado por algo que o cachorro consumiu (comida, uma planta ou outra coisa) e não fez bem ao organismo durante a digestão, gerando o vômito.

– Vírus, bactéria, parasita: cachorro vomitando verde também pode ser um sinal de doença viral ou bacteriana, ou da presença de um parasita dentro de seu cachorro.

– Intoxicação: o cachorro pode estar sofrendo de uma intoxicação, causada por algo que não caiu bem. Geralmente, isso ocorre por comer algo do lixo, algum veneno (para combater insetos, ratos, etc), plantas tóxicas, entre outros. Nesse caso, o vômito expelido pode ser verde ou também com outras aparências.

– Doenças: cachorro vomitando verde pode ser também um indício de algum problema de saúde como doença no fígado ou no rim, diabetes, úlcera e até mesmo câncer.

Ervas que ajudam a curar o cachorro vomitando verde

Uma das melhores tentativas que você pode fazer pelo seu cachorro é apostar nas ervas, que são remédios naturais tanto para humanos como para animais. Nesse caso, camomila, erva doce e gengibre são ótimas pedidas para acalmar a irritação no estômago. Mas como? Você pode misturar as ervas bem picadinhas na ração ou na comida enlatada para cachorro. Outra maneira é fazer um chá para adicionar na comida ou diluir na vasilha de água.

Gostou? Então conheça opções de petiscos saudáveis para o cachorro.