image/svg+xml image/svg+xml

Cachorro vomitando amarelo: o que fazer?

cachorro vomitando amarelo

Um cachorro vomitando amarelo deixa muitas mães e pais de cão preocupados. E não é sem motivo: o vômito indica sempre um desconforto sentido pelo animal. O incômodo pode ter diversos motivos, desde comer algo que não caiu bem ou estar muito tempo em jejum até uma doença que se manifesta dessa forma.

Cachorro vomitando amarelo: o que pode ser?

Como existem diversas causas que levam um cachorro a vomitar, observar o aspecto do líquido que o animal expulsa do corpo pode dar algumas pistas. Um cachorro vomitando amarelo é indicativo de que, em geral, ele está de barriga vazia, e por isso seu vômito não tem conteúdo, apenas uma gosma composta por saliva engolida.

E por que a cor amarelada? O ato de vomitar causa uma contração no estômago para permitir a expulsão do líquido do corpo. Mas, antes disso, ocorre a contração do intestino, que libera a bile (substância que auxilia na digestão). A bile, produzida na vesícula biliar, perto do intestino, é liberada em situações normais aos poucos após uma refeição. Mas, com as contrações, um pouco do conteúdo é liberado e dá a cor amarela ao vômito.

O que fazer quando meu cachorro está vomitando amarelo

O mais importante ao identificar que o cachorro está vomitando amarelo é saber como agir, tanto para confortar seu animal de estimação de imediato quanto para identificar a verdadeira causa – existem centenas de doenças que têm o vomito como sintoma. É isso que você vai ver a seguir.

Observe a constância dos vômitos e outros sintomas

Cachorro vomitando amarelo (com ou sem espuma) por si só não costuma ser um sinal de que algo grave esteja ocorrendo. Mas apenas se isso se for esporádico. Se o peludo vomitar todos os dias – mesmo que apenas pela manhã, período após um período prolongado em jejum, a noite – é importante ficar atento. Caso ele apresente outros sintomas, como diarreia, febre, falta de apetite e cansaço, é hora de levá-lo ao veterinário.

Como o cachorro fica depois de vomitar?

Além de prestar atenção no vômito do cachorro, fique atento para ver se seu animal está salivando muito ou apresentando sinais de náusea, cansaço, febre, entre outros. Ele também pode querer comer aquela erva cidreira que você plantou com todo carinho, ou mordiscar o primeiro matinho verde que encontrar. Se isso acontecer, deixe-o comer (desde que você saiba que ele não está ingerindo uma planta tóxica) e observe o aspecto do vômito depois.

Em geral, depois de comer essas plantas, ele vai vomitá-las quase que inteiras, com um pouco do conteúdo das substâncias produzidas pelo seu estômago. Muitas vezes isso significa que ele está melhorando, mas mantenha-se de olho. Se o conteúdo não sólido do vômito passar a ser verde, em vez de amarelo, é importante levá-lo ao veterinário.

Hidrate-o e fracione as refeições

Depois de vomitar, todos ficamos desidratados, e nesse aspecto seu animal não é nada diferente de você. Se o seu cachorro estiver vomitando muito, lembre-se de trocar a água dele com frequência. Você também pode tentar dar água de coco ou água gelada, além de soro caseiro (se ele se recusar a beber, você pode usar uma seringa).

Outra dica para cuidar do cachorro vomitando amarelo é dividir a quantidade de ração que seu pet come diariamente em pequenas e várias porções. Assim ele passa menos tempo em jejum. Também tente fazer com que ele coma mais devagar. Uma forma de fazer isso é dando a ração em potes pequenos, ou com dosadores.

Sugestões para o cachorro vomitando amarelo

Se seu pet está vomitando muito, é bom mantê-lo sempre hidratado, e uma ótima forma de fazer isso é com soro. Existem opções de soro industrializado que podem ser compradas em farmácias, supermercados e petshops, mas se você é adepto(a) do faça você mesmo, aí vai uma receita de soro caseiro para você dar para seu pet:

Para 1 copo de 200 ml, você só precisa de:

  • 1 litro de água mineral natural
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Suco de meio limão

É só misturar os ingredientes e pronto! Essa é uma receita fácil, prática e que não vai apresentar riscos para seu cachorro. Já os medicamentos só devem ser administrados com a orientação do veterinário.

Causas e tratamento de vômito amarelo em cachorro

Agora você sabe que o cachorro vomitando amarelo está, em geral, de barriga vazia – mas isso não quer dizer que essa é a causa. Mas o jejum prolongado, como após uma noite sem se alimentar, causa náuseas e pode, portanto, levar o pet a vomitar. Quando são esporádicos, os vômitos não costumam ser preocupantes.

Mas a situação pode piorar. O problema começa porque, ao vomitar uma vez por estar em jejum, por exemplo, o estômago pode sofrer irritações e desencadear mais episódios do cachorro vomitando amarelo. Em casos assim, é muito importante consultar um veterinário para dar fim à cadeia de vômitos e normalizar a saúde do pet – além de garantir que o problema não é sintoma de alguma outra doença. 

Veja mais detalhes sobre as principais causas do vômito amarelo:

Refeições

Se seu pet ficar sem comer por muito tempo, ele pode vomitar. O vômito costuma ser amarelo porque mistura a gosma da saliva engolida à bile, liberada pelas contrações do intestino causadas pelo ato de vomitar.

Emocional

Uma das causas do cachorro vomitando amarelo tem a ver com a ansiedade e o estresse. Ele pode não gostar de ficar sozinho e comer só quando você chega em casa, e, às vezes, com sofreguidão (comer muito rápido). Para evitar isso, dê a ração em pequenas porções quando chegar em casa. Além disso, tente sempre brincar e passear com ele para diminuir seu estresse e ansiedade. Só não brinque ou faça exercícios logo depois de comer, pois ele pode ter uma congestão!

Doenças

O vômito amarelo pode ser sinal de centenas de doenças, entre elas gastroenterite, pancreatite e obstrução intestinal, mas essas condições só podem ser diagnosticadas por um médico veterinário. Fique de olho no seu cachorro e consulte um profissional se os sintomas se agravarem ou se tornarem frequentes.

Antes de ir ao veterinário, reúna informações

Antes de levar seu cachorro que está vomitando amarelo ao veterinário, fique atento aos sintomas. Tente lembrar do maior número de detalhes possível para ajudar no diagnóstico correto. Para isso, você pode seguir este roteiro de perguntas que preparamos para ajudar:

  • Quando os vômitos começaram?
  • O cachorro está vomitando com que intervalo de tempo?
  • Qual o aspecto do vômito?
  • O cachorro está apresentando outros sintomas, como febre, diarreia, cansaço, salivação excessiva, entre outros?
  • Está comendo normalmente?

Com essas respostas em mãos, você pode ajudar seu veterinário a chegar rapidamente a um diagnóstico mais preciso. Isso permite saber qual o tratamento mais adequado para que seu pet fique bem e saudável.

Gostou do artigo? Então confira o calendário anual de vacinas de cachorro para garantir a saúde do pet o ano todo.

Gostou? Compartilhe!

Vai viajar? Deixe seu cãozinho em um lar amoroso como o seu com a DogHero!

Saiba mais