image/svg+xml image/svg+xml

Cachorro urinando sangue: o que fazer?

cachorro-urinando-sangue

Cachorro urinando sangue: o que pode ser?

Quando você encontra o seu cachorro urinando sangue, o estado de alerta e a preocupação são acionados. Afinal, é algo que costuma assustar até os mais fortes. E esse sangramento pode ter as mais variadas causas, desde infecção urinária, doenças nos rins a até mesmo o temido câncer.

O nome técnico para isso é hematúria. A presença de sangue na urina pode ser facilmente identificada por sua coloração, mas é possível que não seja tão óbvio assim. Às vezes é necessário realizar alguns exames clínicos, o que torna fundamental a observação de comportamentos, sinais e sintomas para entender a situação.

O que fazer quando meu cachorro está urinando sangue

Veja o que fazer nessas horas para ajudar o cachorro:

Tenha a certeza de que há urina no sangue

Às vezes, a luz, o tom do piso, uma sujeira ou outros fatores podem confundir a nossa cabeça e fazer com que o xixi pareça ter coloração diferente. Por isso, se há suspeita de cachorro urinando sangue, certifique-se fazendo com que ele urine em um pano branco.

Atenção ao comportamento de seu cachorro e à presença de outros sintomas

O diagnóstico do cachorro urinando sangue costuma ser bem complicado, pois existe uma série de causas. Assim, o tutor deve reunir o maior número de informações possível para ajudar o veterinário a encontrar a raiz do problema mais rapidamente.

Portanto, observe o comportamento de seu cachorro e verifique se há outros sintomas como febre, dores, letargia, falta de energia, perda de e/ou de apetite, depressão, entre outros. Tome nota sobre a frequência com que o cachorro faz xixi, o modo, se insiste e não consegue ou se demonstra algum desconforto. Verifique se há alguma coisa diferente na genitália. Anote quando tudo começou, como foi e procure se lembrar se houve algum episódio relevante, como uma dedetização na casa.

Leve uma amostra de urina para o veterinário

Tente coletar uma amostra da urina e armazená-la em um recipiente limpo e muito bem fechado. De preferência, leve imediatamente o xixi ao veterinário. Mas caso não seja possível, mantenha-o na geladeira e leve o quanto antes. A missão pode ser difícil e até meio nojenta, mas essa amostra pode ajudar a descobrir ou acelerar o diagnóstico do cachorro urinando sangue.

Causas e tratamento para cachorro urinando sangue

Em geral, antes da cena do cachorro urinando sangue, outros sintomas são expressados. Porém, muitas vezes os tutores só notam que há algo de errado quando a coloração do xixi muda e evidencia que alguma coisa diferente está acontecendo. Infelizmente, esse problema possui muitas causas possíveis:

– Doença nos rins: cálculo renal, cistite, nefrite, entre outras.

– Cálculos: também conhecidos como “pedras”, podem aparecer nos rins ou na bexiga.

– Má formação anatômica: às vezes órgãos do sistema urinário como os rins e bexiga são mal desenvolvidos e podem trazer consequências diversas, como o sangramento.

– Toxinas: a ingestão de alguma substância tóxica como veneno de rato.

– Coagulação: distúrbio no sangue.

– Infecção: infecção urinária, uterina (ocorrida em fêmeas), uretral (mais comuns em machos jovens ou de meia idade), entre outras.

– Tumor: presença de um tumor benigno ou câncer no sistema urinário (geralmente causado por tumores nas glândulas adrenais).

O veterinário vai examinar o cachorro e realizar exames para descobrir ou certificar-se da causa da doença. Nessa hora, as observações do tutor sobre mudança no comportamento e outros sintomas ajudam o especialista a saber o que está acontecendo.

O tratamento mais adequado para um cachorro urinando sangue varia de acordo com a enfermidade, estágio da doença e a gravidade da situação. De modo geral, as recomendações podem ser de mudança na dieta, restrição alimentar, uso de antibióticos ou outros medicamentos e monitoramento do cachorro. Nos casos de câncer e pedras nos rins ou na bexiga, intervenção cirúrgica pode ser recomendada. Somente o veterinário pode dar o diagnóstico correto e definir forma de cura ideal.

Cachorra urinando sangue X cachorra no cio

Por mais experiência e conhecimento que os tutores tenham sobre seus animais, é muito comum se confundir. Afinal, o sangue costuma assustar e causar preocupação antes mesmo de tentarmos encontrar uma resposta.  

Então, se sua cachorra está com 6 meses de idade ou mais e não é castrada, é possível que o sangue seja apenas o sinal que ela está no período fértil para cruzamento. Para entender melhor a diferença, é preciso saber que o cio provoca um inchaço vaginal e tem duração de 7 a 10 dias. Ou seja, é normal e você pode ficar despreocupado.

No entanto, vale ficar atento se ela esteve no cio recentemente e apresenta um novo sangramento, principalmente se houver mucosa – o que indica uma possível infecção no útero.

Gostou? Então confira petiscos naturais para cuidar da saúde do cachorro (e agradá-lo, claro!).

Gostou? Compartilhe!

Vai viajar? Deixe seu cãozinho em um lar amoroso como o seu com a DogHero!

Saiba mais