Schnauzer

Schnauzer: dócil, companheiro e leal

O schnauzer é conhecido por ser dócil, brincalhão e ideal para se ter por perto. Estudos apontam que a raça é resultado do cruzamento entre affenpinschers e poodles com o objetivo de criar a espécie menor dos schnauzers. Isso contribuiu para torná-lo ainda mais adorável – talvez seja por isso que o mais popular dos schnauzers seja o schnauzer miniatura.

A configuração dos pelos do rosto deixa os cães dessa raça com uma sobrancelha e bigode, marcas registradas do schnauzer. É um cachorro que gosta de pessoas, e é recomendável que a família que o acolher também goste de se exercitar, pois o schnauzer miniatura precisa de atividades físicas em boas doses. Esse típico comportamento atlético é derivado de seu instinto caçador e criá-lo no campo vai tornar seus dias mais doces e divertidos. Mas, mesmo que seja na cidade, esse cachorro vai encontrar a felicidade enquanto puder brincar sem parar com seu tutor.

Origem: Alemanha
Peso: 5-7 kg
Altura: 30-35 cm
Expectativa de vida: 12-14 anos

Censo Canino

Ranking de popularidade: o schnauzer é a 13ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Lola e Bob (veja o top 10 no fim do post!)

Média de idade: a maioria dos o schnauzers miniatura que vivem no Brasil tem entre 2 e 4 anos

Cidades do Brasil com mais schnauzers*:

  • Curitiba – PR 5,3%
  • Suzano – SP 4,9%
  • Navegantes – SC 4,6%
  • Mossoró – RN 4,6%
  • Linhares – ES 4,1%

*A porcentagem foi calculada em relação ao total de cachorros cadastrados na mesma cidade na base da DogHero

História do schnauzer

O surgimento da raça schnauzer miniatura data de 1800. De origem alemã, ele foi trazido aos EUA por volta de 1924. Sua função original era trabalhar nas fazendas alemãs e caçar ratos, que comprometiam a saúde das pessoas e os estoques de alimentos. A raça ficou bastante conhecida após a Primeira Guerra Mundial e chegou a ser a terceira mais popular em solo estadunidense, mas apenas em 1926 foi reconhecida pelo American Kennel Club (AKC).

Inicialmente, o schnauzer miniatura foi categorizado junto ao pinscher wirehaired. Aliás, qualquer raça que apresentasse uma “barba” como a do schnauzer recebia o nome schnauzer. Isso fez com que houvesse uma confusão com sua identificação. A proximidade com a raça schnauzer standard, devido à descendência e à pelugem facial que lembra uma “barba”, fez com que muitas vezes o schnauzer miniatura não recebesse a distinção necessária para estudos e criação. E, embora até hoje a raça esteja atrelada ao grupo terrier devido ao seu tamanho, o schnauzer miniatura é único por várias outras razões.

Cores da raça

Antigamente, as opções de cores do schnauzer miniatura eram bem diversificadas. Hoje, o schnauzer miniatura apresenta apenas as seguintes combinações de cores: sal e pimenta (preto com branco), preto com prata ou apenas preto, a única cor sólida aceita no padrão da raça, segundo o AKC.

Temperamento do schnauzer

A raça schnauzer miniatura tem um temperamento muito agradável para famílias em geral. É um cachorro bastante sociável e brincalhão, que gosta de ser o centro das atenções. Também é conhecido por ser um cão caçador, ou seja, ele gosta de espaço e locais ao ar livre, porque assim pode correr livremente e sem barreiras.

Além disso, esse cachorro é muito corajoso. Não se espante se ele resolver interagir com cães maiores, porque não existem limites ou medo para quem já nasceu com o instinto desbravador. O schnauzer gosta de brincar, não importa qual seja o tamanho de seu amigo!

Veja alguns fatos sobre o schnauzer:

Crédito: Canal Dogueiros

A raça com crianças, estranhos e outros animais

Por ser um cachorro alegre e bastante família, as crianças vão se apaixonar pelo schnauzer miniatura. Aliás, um de seus passatempos preferidos é estar com elas. O ideal é fazer com que ambos tenham espaço para brincar livremente, pois assim os laços de amizade ficam cada vez mais fortes, e isso é muito importante para o schnauzer miniatura. Ele também se desenvolve com base no afeto que recebe.

Com estranhos, é recomendável que a raça receba alguma supervisão. Embora seja um cachorro amável, seu instinto de defesa é ativado sempre que algum familiar está ao lado de pessoas estranhas. Para que isso seja resolvido, basta aproximá-lo das visitas, mostrando a ele que não há perigo em recebê-las na sua casa. Treinamentos de socialização são muito benéficos para os cachorros dessa raça.

Com outros animais, o melhor é cuidar para que não haja desentendimentos entre o schnauzer miniatura e eles. Como a raça gosta de brincar, e não importa o tamanho de sua companhia, é recomendável ficar de olho se houver animais muito grandes que possam machucá-lo. Evite a proximidade se o outro animal for muito pequeno, como um rato ou um hamster: o passado de caçador do schnauzer miniatura pode se manifestar!

O schnauzer late muito?

Depende. Em algumas situações, o schnauzer miniatura pode latir excessivamente. Um exemplo é quando há pessoas que ele considera estranhas e que podem, na opinião dele, comprometer o bem-estar de sua família. Mas, com exceção disso, a raça de cachorro é moderada no quesito latido. Outra possibilidade é que, se você brincar euforicamente com ele, é claro que esse cachorro vai latir para demonstrar toda sua felicidade e empolgação.

A raça é destruidora?

Não. Não se preocupe com relação aos móveis e objetos de sua casa: o schnauzer miniatura é uma raça tranquila e convive muito bem em ambientes diversos. Ele gosta de se exercitar, mas também sabe se comportar direito quando é ensinado a fazer isso. O ideal é dar a ele um cantinho adequado e educá-lo para não atrapalhar a organização da casa. Assim ele vai entender a sua rotina e seu comportamento será controlado.

O schnauzer é agitado?

Não, mas é ativo. Pode-se dizer que o schnauzer miniatura é uma raça madura por saber diferenciar os momentos de diversão daqueles de calmaria. Isso tudo, claro, só é possível quando ensinado, como muitos outros cães.

Saúde do schnauzer

O schnauzer miniatura é um cachorro naturalmente saudável. Ainda assim, sua saúde não dispensa cuidados elementares, como exames periódicos, ou mais específicos, como no coração. Confira alguns pontos de atenção dos cachorros dessa raça:

– Coração: a estenose pulmonar (também conhecida como “sopro no coração”) é uma doença cardíaca caracterizada pela obstrução da válvula cardíaca que se liga ao pulmão. Ela se manifesta por sintomas como intolerância ao exercício, tosse, inchaço abdominal, dificuldade em respirar etc.

– Pâncreas: a raça tem predisposição para desenvolver pancreatite (inflamação no pâncreas). Uma dieta equilibrada, com pouco carboidrato e petiscos industrializados, mantém os níveis controlados – e reduz as chances de desenvolver o problema.

Nível de exercícios do cachorro

O schnauzer miniatura requer uma quantidade média de exercícios. Isso significa cerca de 9,5 km de caminhada por semana, com 1 hora diária de atividades. Corridas em lugares planos podem ajudá-lo manter a forma sem se cansar antes disso. Ou seja, se o percurso for livre de grandes obstáculos (como buracos) e não envolver ladeiras íngremes, ele se sentirá mais confiante para cumprir a jornada recomendada de caminhadas.

Cuidados com o schnauzer

O schnauzer miniatura não é trabalhoso. Além da manutenção do pelo, a raça de cachorro não exige grandes cuidados além dos comuns em qualquer raça. Veja os principais:

– Pelos: o schnauzer miniatura precisa ter o pelo escovado pelo menos duas vezes por semana. Embora sedosa, sua pelagem necessita desse cuidado para evitar nós. A escovação contribui para a boa saúde e manutenção do tecido capilar da raça. Para manter o visual característico da raça em dia, ele deve ser tosado a cada 2 ou 3 semanas.

– Unhas e orelhas: aproveite a escovação para checar e limpar as orelhas e cortar as unhas quando necessário. Especialmente se o schnauzer miniatura morar no campo ou em uma casa com quintal, isso é recomendável, pois ele vai brincar no meio da terra ou perto de poças d’água. E, mesmo se morar em apartamento, a recomendação é a mesma, para evitar o acúmulo de cera ou de sujeira e infecções.

– Dentes: escove regularmente os dentes do schnauzer miniatura para reduzir a formação de tártaro e a evitar a queda e quebra precoce de dentes.

Curiosidades sobre a raça

– Nome: “schnauzer” em alemão significa “barba curta”. Sua aparência peculiar rendeu à raça o apelido de “vovô ranzinza” no início, mas o apelido não colou, diante da fofura e afeto expressos pelos cachorros dessa raça.

– Famoso: lembra do Bidu, o cachorro do Franjinha? O personagem, que faz parte da Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa, é um schnauzer miniatura. O Bidu foi a primeira criação do desenhista a fazer sucesso – por isso é o símbolo da Mauricio de Sousa Produções até hoje.

Schnauzer: preço e adoção

Quem sonha em ter um filhote da raça esbarra na dúvida: quanto custa um schnauzer? O preço pode variar de R$ 700 a R$ 5.000 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom! 🙂 Saiba tudo sobre adoção de cachorro.

Nomes de schnauzer: os mais populares

Nomes de schnauzer miniatura fêmea Nomes de schnauzer miniatura macho
Lola Bob
Mel Chico
Bela Theo
Nina Max
Luna Fred
Frida Thor
Maggie Bidu
Amora Luke
Maya Ozzy
Duda Otto