Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia: animado, inteligente e cheio de personalidade

Descendente dos cães de trenó, o cachorro lulu da pomerânia é também conhecido como spitz alemão anão ou spitz alemão miniatura. Nem é preciso dizer que é por causa de sua estatura, né? Aliás, por causa de seu tamanho e sua fofura, é um dos cachorros que mais acumula apelidos no diminutivo. Ursinho e leãozinho são apenas alguns dos termos mais usados para descrever essa raça.

Mas engana-se quem pensa que o lulu da pomerânia conquista corações apenas por sua beleza, meiguice e elegância. A sua animação e alegria são capazes de contagiar a casa e divertir a família toda. Já a inteligência e obediência deixam papais e mamães de cachorro cheios de orgulho e encanto. E para provar que tamanho não é documento, o cachorro lulu é ainda cheio de personalidade para ser o seu grande companheiro!

Origem: Alemanha
Peso: 1-3 kg
Altura: 15-17,5 cm
Expectativa de vida: 12-16 anos

Censo Canino

Ranking de popularidade: o lulu da pomerânia é a 14ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Lola e Ted (veja o top 10 no fim do post!)

Média de idade: a maioria dos lulus da pomerânia do Brasil tem até 1 ano

Cidades do Brasil com mais lulus da pomerânia*:

  • Colatina – ES 5,3%
  • Santa Cruz do Sul – RS 5,1%
  • Sobral – CE 4,7%
  • Três lagoas – MS 3,9%
  • Vitória – ES 3,7%

*A porcentagem foi calculada em relação ao total de cachorros cadastrados na mesma cidade na base da DogHero

História do lulu da pomerânia

O cachorro lulu da pomerânia surgiu há centenas de anos na Pomerânia, daí a razão de seu nome. A região está localizada no nordeste europeu, em um território inicialmente alemão, mas que hoje faz parte também da Polônia. Mas pode-se dizer que a história dessa raça de cachorro começa muito antes de chegar à Europa.

Apesar de seu pequeno porte, o cachorro lulu traz em sua ancestralidade os grandes cães de trenó. É descendente da família spitz, proveniente da congelante região ártica da Islândia. Por isso, há quem acredite que a origem do lulu da pomerânia seja islandesa. No entanto, foram apenas seus primos que vieram de lá. A criação do cachorro lulu ocorreu mesmo em terras europeias a partir desses parentes maiores e mais velhos. Foi assim que nasceu o menor cachorro da linhagem do spitz alemão, que ficou conhecido também como spitz alemão anão ou spitz alemão miniatura.

Pequeno no tamanho, mas grandioso no quesito elegância e pompa – dignas para acompanhar a realeza. Tanto é que a rainha Victoria, da Inglaterra, se apaixonou por esse majestoso cachorro, proporcionando-lhe fama e popularidade. Além de tutora, ela ainda contribuiu para a raça, como criadora e expositora do lulu da pomerânia.

Cores da raça

O cachorro lulu da pomerânia apresenta uma grande variedade de coloração. Diferente de muitas raças que costumam ter uma gama mais modesta, esse pequeno cachorro possui 23 cores possíveis. Preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado são alguns tons que compõem essa paleta, além de diversas combinações e marcas. De acordo com a American Kennel Club (AKC), todas as cores, padrões e variações existentes são aceitas.

Outra característica que chama atenção nesse quesito é que o lulu da pomerânia pode mudar de cor ao envelhecer. Isso quer dizer que eventualmente um spitz alemão miniatura marrom pode se tornar laranja, por exemplo. Muitos canis até oferecem uma previsão, mas é difícil saber ao certo se haverá uma variação e como será essa mudança.

Temperamento do lulu da pomerânia

Quem foi que disse que tamanho é documento? Para o lulu da pomerânia, a estatura definitivamente não quer dizer nada. Afinal, esse pequeno cachorro mostra que pode ser muito confiante e protetor. Aliás, você sabia que ele pode ser um bom cão de guarda? Pois é! O seu poderoso latido frenético é um ótimo alerta aos seus tutores de que há um estranho entrando em casa, por exemplo. Tamanha é a segurança dessa raça que os lulus são capazes de desafiar uma ameaça para proteger a sua família.

Com essas características, já dá para perceber que os lulus da pomerânia são cheios de personalidade! Ou seja, bichinho de pelúcia, somente na aparência. No dia a dia, o que se vê é a vivacidade de seu espírito e o jeito extrovertido perambulando pela casa toda. A atmosfera ganha mais alegria com esses cães de companhia – perfeitos para as famílias.

É também um animal de estimação incrível para quem se orgulha em ver seu cachorro em competições. O lulu da pomerânia combina um corpo musculoso com inteligência, agilidade e talento. Na prática, isso se reflete em seu comportamento obediente e muito propenso aos treinamentos. Além disso, os cuidados com seu lindo casado peludo podem conduzi-lo às exposições de beleza.

A raça com crianças, estranhos e outros animais

O lulu da pomerânia é um perfeito animal de estimação para famílias, por sua afeição e companheirismo. Mas é importante que as crianças sejam mais velhas para que a relação não apresente riscos. Por ser tão pequeno, a criançada pode confundir o cachorro lulu com um brinquedo ou não ter o cuidado devido. E isso pode gerar, sem querer, machucados em ambos.

Já com outros cães, seu forte instinto protetor pode fazê-lo querer enfrentar outros animais como se fosse um dogue alemão. Entretanto, quando recebe treinamento, o lulu da pomerânia se torna bastante amigável com os demais. O mesmo vale para a presença de estranhos.

Vale apenas acrescentar que, mesmo acostumado com outras pessoas, é possível que o cachorro lulu da pomerânia aja com indiferença e distância. Isso não quer dizer exatamente que o spitz alemão anão seja antissocial ou não goste de suas visitas. Alguns cães dessa raça simplesmente não dão bola para quem não é da família mesmo!

O cachorro lulu late muito?

O lulu da pomerânia não está entre as raças mais quietas. Por isso, é preciso educá-lo para que não ladrem para qualquer coisa. Isso pode incomodar os vizinhos e até a própria família. Como são facilmente treinados, entenderão rapidamente os comandos para evitar latidos excessivos.

A raça é destruidora?

O lulu da pomerânia não costuma ter um perfil destruidor. Embora enérgico e brincalhão, é um cachorro comportado e obediente – mas que precisa ser adestrado. Esse temperamento é um dos motivos da raça figurar entre os cães mais apropriados para apartamento.

Entretanto, é sempre bom lembrar que o spitz alemão anão gosta muito de atenção e da companhia do tutor. Por isso, deixá-lo sozinho por muito tempo pode ruir esse comportamento educado e ainda desenvolver características indesejáveis.

O cachorro lulu é agitado?

O lulu da pomerânia é extrovertido e cheio de vida, mas, ao mesmo tempo, é também dócil e tranquilo. Uma perfeita combinação que resulta em um cachorro calmo, mas que adora interagir e ser a alegria da casa.

Saúde do lulu da pomerânia

Em geral, o lulu da pomerânia é uma raça muito saudável, especialmente os cães originados por criadores responsáveis. No entanto, isso infelizmente não impede que alguns cachorros lulu enfrentem dificuldades em sua saúde. Por isso, elencamos os problemas comuns que eventualmente podem ocorrer com o seu spitz alemão anão.

– Joelho: luxação de patela é uma das doenças mais frequentes. É uma espécie de desencaixe das articulações, fazendo o joelho deslizar para fora do lugar. Isso provoca dor e pode causar até a perda de mobilidade.

– Quadril: displasia do quadril é uma doença genética que causa uma má formação do quadril. É dolorida e pode se agravar ao longo dos anos.

– Pelos: a alopecia X é um problema que acarreta a perda da pelagem em lulus da pomerânia. Por isso, é importante conhecer os pais do seu cachorro lulu para saber dos riscos de desenvolvimento dessa doença.

– Tireóide: o spitz alemão anão pode sofrer de hipotireoidismo, que é quando a glândula tireoide produz uma baixa quantidade de hormônios.

– Coração: em cachorros toy é comum a ocorrência de problemas cardíacos ao envelhecer, variando entre leves e fatais.

– Traqueia: se o seu cachorro lulu faz um barulho parecido com uma buzina ou parece tossir uma bola de pelo, isso pode ser um sinal de colapso de traqueia. Fique atento, pois é um problema sério, e procure um veterinário.

– Hipoglicemia: é um distúrbio metabólico que diminui o nível de glicose no sangue. Ocorre principalmente nos mais jovens, devido à incapacidade de controlar os índices glicêmicos.

– Convulsões: alguns cachorros lulus da pomerânia têm epilepsia idiopática, que provoca espasmos e convulsões.

Nível de exercícios do cachorro

Os lulus da pomerânia são bastante ativos e adoram brincar. No entanto, não exigem muito espaço ou grandes corridas para se exercitarem. Cerca de 40 minutos por dia ou 5km por semana já são suficientes para manter a atividade física em dia. E não se esqueça também de entretê-los, ensinando truques e jogos. Isso estimula a sua inteligência e ajuda nos exercícios diários, garantindo saúde ao cachorro lulu.

Cuidados com o lulu da pomerânia

Para que o seu lulu da pomerânia viva feliz e saudável, exibindo beleza e elegância, é preciso alguns cuidados. Além de deixá-lo ainda mais encantador, o cachorro da raça spitz alemão miniatura vai te recompensar com muito amor e carinho.

– Escovação: cerca de duas vezes por semana, a pelagem do lulu da pomerânia deve ser escovada. É necessário usar uma escova e um pente para manter a beleza de seu belo casaco peludo que tanto admiramos. Atente-se em escovar até a pele para distribuir adequadamente o óleo natural.

– Banho: os cachorros lulus não exigem banhos frequentes, podendo ser banhados conforme a necessidade.

– Higiene dental: os dentes do spitz alemão anão devem ser escovados no mínimo uma vez por semana. Se possível, diariamente.

– Unhas: por serem muito ativos, é importante manter as unhas aparadas e bem cuidadas.

– Brinquedos: eles adoram brincar, mas se entediam rapidamente. Então, uma boa dica é dar a eles muitos brinquedos para que tenham sempre com o que se distrair. Principalmente aqueles que são mais desafiadores!

Curiosidades sobre a raça

– Tutores ilustres: além de conquistar a rainha Victória, o lulu da pomerânia também arrebatou o coração de muitas outras pessoas ilustres como Mozart, Sharon Osbourne, Gwen Stefani, Paris Hilton, entre outros.

– Web celebridade: Boo é um dos cachorros mais famosos da internet, conhecido por sua incrível fofura e seu estilo de tosa. Sua página no Facebook possui mais de 16 milhões de fãs! E adivinhe qual é a raça dessa celebridade da internet? Acertou quem disse lulu da pomerânia.

– Titanic: você sabia que apenas 3 cachorros sobreviveram ao desastre ocorrido com o Titanic, o navio britânico que naufragou em 1912? Dois deles eram da raça lulu da pomerânia. Suas tutoras quebraram as regras para salvar seus animais de estimação, embarcando com os cães no bote salva-vidas.

– Spitz alemão: até 1974, a Alemanha não aceitava a nomeação da raça como lulu da pomerânia. Todos os 5 tamanhos existentes eram chamados de spitz alemão. A Federação Cinológica Internacional, uma das maiores organizações cinófilas do mundo, que cuida dos padrões das raças, classifica a raça como spitz alemão. Em seu conteúdo, a diferenciação está apenas nos tamanhos para determinar qual é qual.

Lulu da pomerânia: preço e adoção

Quem sonha em ter um cachorro lulu deve se perguntar: quanto custa um lulu da pomerânia? O preço pode variar de R$ 1.500 a R$ 12.000 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom! 🙂

Nomes de lulu da pomerânia: os mais populares

Nomes de cachorro lulu da pomerânia fêmea Nomes de cachorro lulu da pomerânia macho
Lola Ted
Mel Cookie
Pandora Chico
Nina Nick
Luna Snow
Chanel Theo
Maggie Fred
Amora Thor
Maya Luke
Chloe Simba