Dogue alemão

Dogue alemão: amigável, paciente e dócil

Também conhecido como Apolo dos Cachorros ou dinamarquês, o dogue alemão é uma das raças mais altas do mundo. Muitas vezes esse cachorro se torna mais alto que um humano adulto ao ficar em pé sobre duas patas. No dia a dia, é muito divertido e vai fazer você rir em diversas situações, pois não tem noção de seu tamanho e força – e acredita que cabe perfeitamente no colo de qualquer pessoa.

O dogue alemão combina sua forma física a uma personalidade amigável, calma, dócil e espirituosa. Por isso, apesar de ser gigante e musculoso, capaz de intimidar, jamais é agressivo – essa característica não está em sua natureza. Mas se um membro da família estiver em perigo, ele não vai hesitar em protegê-lo com toda a sua coragem e devoção.

Origem: Alemanha
Peso: 44-90 kg
Altura: 71-86 cm
Expectativa de vida: 6-8 anos

Censo Canino

Ranking de popularidade: o dogue alemão é a 59ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Galak e Theo (veja o top 10 no fim do post!)

Média de idade: a maioria dos dogues alemães do Brasil tem até 1 ano

Cidades do Brasil com mais dogues alemães*:

  • Itanhaém – SP 1,0%
  • Lorena – SP 0,9%
  • Belford Roxo – RJ 0,9%
  • Campo Largo – PR 0,8%
  • Rio Branco – AC 0,8%

*A porcentagem foi calculada em relação ao total de cachorros cadastrados na mesma cidade na base da DogHero

História do dogue alemão

O dogue alemão carrega em seu DNA as raças wolfhound irlandês, mastiff inglês e greyhound irlandês, seus antepassados, e a sua atuação como caçador de javalis. Estima-se que a data de sua origem seja de 3.000 a.C, através de desenhos de cachorros semelhantes ao dogue alemão encontrados nos templos da Babilônia. Também foram encontrados documentos que comprovam a sua origem na China, tendo posteriormente ganhado o mundo pela ação dos assírios, que comercializavam cachorros com os gregos e romanos.

Embora tenham sido os alemães que desenvolveram a raça, em países de idioma inglês e francês, os créditos acabaram ficando para outro país. Isso porque conta-se que, na década de 1700, um francês encontrou na Dinamarca uma versão irlandesa semelhante ao cão, nomeando o cachorro de grand danois (grande dinamarquês).

O nome foi traduzido para o inglês com o mesmo significado, mesmo que a história registre que foi na Alemanha, em 1880, que os criadores transformaram o temperamento agressivo do cão de caça em uma personalidade mais dócil, como conhecemos hoje.

Cores da raça

O dogue alemão apresenta cores distintas, cada uma delas com marcas, estampas e tonalidades características e complexas:

– Tigrado: a base da cor vai do dourado claro ao escuro com listras pretas bem definidas e uniformes, preferencialmente com tons intensos.
– Preto: um preto profundo e acetinado. Podem ocorrer manchas brancas, o que não é considerado dentro do padrão estabelecido para a raça, de acordo com o American Kennel Club (AKC).
– Arlequim: com o branco puro como base, marcas de pigmentação preta brilhante são distribuídas pelo corpo em formas de manchas irregulares. Vale acrescentar que o Merle, pigmento preto sobre uma base predominantemente cinza, também é aceito, embora menos desejável para o padrão.
– Azul: azul aço puro. Manchas brancas podem ocorrer, porém, são indesejadas.
– Dourado (fawn): dourado, que pode ir do claro ao escuro, mas jamais acinzentado, azulado ou cor de fuligem, com uma desejável máscara preta.
– Mantado: a cor preta aparece cobrindo todo o corpo como se fosse uma manta sólida, enquanto algumas partes do corpo podem ser brancas.

Temperamento do dogue alemão

Uma das raças mais gentis e bem-humoradas, o dogue alemão é um ótimo companheiro da família, amigável, paciente e amante de boas doses de carinho, ainda que seu impressionante tamanho possa intimidar. Sua natureza dócil e obediente unida à sua inteligência e agilidade tornam o dogue alemão fácil de treinar.

Além disso, o dogue alemão gosta de ter uma ocupação e jamais dispensa um passeio – várias vezes ao dia, diga-se de passagem! Os exercícios fazem bem para esse cachorro gigante, mas também o aproximam de seu tutor, de quem adora estar sempre por perto. Aliás, a sua lealdade também pode torná-lo muito protetor em todas as situações em que sinta que algum membro da família está em perigo, defendendo-o de coração.

Não é à toa que essa raça é reconhecida por ser digna de confiança, forte, espirituosa e corajosa. Tais características, combinadas com a sua força e imponência de seu corpo, concedem a esse grande cão a majestade entre os caninos, o Apolo dos Cachorros.

A raça com crianças, estranhos e outros animais

Com a personalidade amigável e amorosa, o dogue alemão é ótimo com crianças, mas é importante contar com um adulto por perto – como com qualquer outro cachorro, principalmente quando as crianças são pequenas.

É um cachorro orientado a conviver com pessoas e gosta bastante de qualquer ser humano – o que inclui estranhos. Ou seja, o dogue alemão vai receber a sua visita com muito prazer e adorar receber um carinho dela.

O dogue alemão late muito?

Não. A natureza dócil e calma o faz ser bem silencioso, por isso cachorros dessa raça latem somente quando necessário. E, quando o fazem, expressam um latido com grande imponência, especialmente se estiverem protegendo seu tutor.

A raça é destruidora?

Pode ser. Em geral, ele costuma ser bem-comportado dentro de casa, mas é preciso lembrar que o dogue alemão acredita ser muito menor do que verdadeiramente é. Ele pula em seu colo ou no sofá como se fosse um cachorro pequeno e balança seu rabo inocentemente e bate em tudo. Isso sem falar de sua força, capaz de derrubar uma pessoa sem querer com uma cabeçada, pedindo carinho e atenção.

Bom, se seu rastro já pode causar certa bagunça, quando deixados sozinhos por muito tempo, a busca por diversão ou as tentativas de se manter ocupado podem fazer a destruição alcançar um nível inimaginável. Lembre-se: é um cachorro gigante.

O dogue alemão é agitado?

Apesar de seu nível de energia exigir muitas caminhadas diária, sua natureza calma e dócil faz com que seja mais tranquilo. É claro, desde que tenha um bom espaço para se exercitar.

Saúde do dogue alemão

Como qualquer outro cachorro, o dogue alemão está sujeito a alguns problemas de saúde e problemas genéticos. Mas, em geral, essa raça é bastante saudável e não possui grandes preocupações. Mesmo assim, vale ficar atento a alguns aspectos:

– Quadril: uma das doenças genéticas mais comuns entre cães de médio a grande porte é a displasia do quadril, uma má formação do quadril que causa dor e pode se agravar com o passar dos anos.

– Estômago: o dogue alemão tem predisposição a desenvolver torção gástrica, doença que causa problemas no estômago e pode chegar a interromper o bombeamento de sangue no abdômen. Além disso, pode ter inchaços e flatulências.

– Ossos: como crescem muito rápido, os cachorros dessa raça podem sentir dores ou passar por um processo inflamatório nos ossos (panosteíte). Além de medicação com acompanhamento veterinário, uma boa alimentação vai ajudar o filhote a se desenvolver sem contratempos.

– Peso: cuidado para que seu gigante não ganhe peso excessivo. Isso pode diminuir sua qualidade de vida e causar problemas de saúde.

Nível de exercícios do cachorro

Os exercícios são fundamentais para os dogues alemães, que precisam gastar a sua energia e adoram desfrutar da companhia de seu tutor. Essa raça necessita de aproximadamente 60 minutos de atividades físicas diárias. Uma boa caminhada duas ou três vezes ao dia é o ideal, percorrendo pelo menos 2 km – o que deve totalizar uns 16 km semanais.

Cuidados com o dogue alemão

Na maioria dos casos, a receita é simples: carinho, exercícios e adestramento vão tornar o dogue alemão um cachorro muito feliz e saudável. Confira algumas dicas para ter sucesso nessa missão:

-Treinamento: são bastante inteligentes, obedientes e aprendem rápido, por isso é importante aproveitar essas qualidades para treinar seu cachorro.

– Espaço: cães dessa raça exigem um espaço grande devido ao seu tamanho. Embora sejam cachorros para viver dentro de casa e não fora, apartamentos pequenos podem ser facilmente destruídos, sem querer, por serem simplesmente gigantes.

– Frio: roupas e mantas são ótimas pedidas para quando a temperatura baixar, pois os dogues alemães sentem muito frio.

– Unhas e dentes: as unhas devem ser cortadas aproximadamente duas a três vezes por mês, enquanto os dentes precisam ser escovados três vezes por semana.

– Orelha: limpar sua orelha com um algodão e uma solução específica é importante para evitar infecções e acúmulo de sujeira.

– Exercícios: quando filhotes, precisam cerca de 90 minutos diários de exercícios físicos. O tempo diminui conforme se tornam mais velhos.

Curiosidades sobre a raça

– Gigante: com suas quatro patas no chão, essa raça já é gigante! Imagine então quando ficam de pé em duas patas. Eles se tornam enormes e maiores do que muitos humanos adultos, com recordes que passam de 2 metros.

– Origem: em inglês, o nome da raça é great dane – grande dinamarquês. Mas não há nenhuma relação entre o dogue alemão com a Dinamarca, como o seu próprio nome em português já diz: a raça é alemã.

– Scooby Doo: um dos personagens caninos mais famosos do mundo, o Scooby Doo é um lindo dogue alemão. Mas é preciso destacar que apenas a sua personalidade amigável e seu físico gigante são características próximas à realidade. Ao contrário do desenho, em que o cachorro é medroso, o dogue alemão, na realidade, defenderia corajosamente o seu tutor caso ele estivesse em perigo.

Dogue alemão: preço e adoção

Você se apaixonou por esse incrível cachorro e agora quer ter um casa. Mas quanto custa um dogue alemão? O preço dos filhotes pode variar de R$ 700,00 a R$ 5.000 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom! 🙂

Nomes de dogue alemão: os mais populares

Nomes de dogue alemão fêmea Nomes de dogue alemão macho
Galak Theo
Julieta Scooby
Zara Argos
Cleo Eros
Atena Thor
Amora Zeus
Pandora Hulk
Pantera Lion
Luna Apolo
Capitu Lorde