raça de cachorro cocker spaniel ingles

Enérgico e cheio de vida, o cocker spaniel inglês vai te contagiar com a sua alegria e entusiasmo, além de contar com a sua companhia em todos os momentos: seja para um passeio ou uma brincadeira, seja para um simples carinho. Não é à toa que são conhecidos por estarem sempre abanando o rabo com seu rosto expressivo, capaz de encantar qualquer pessoa.

A raça pode ser teimosa às vezes, mas esses cachorros são inteligentes e respondem bem aos treinos e comandos. Por isso é uma raça que costuma se destacar em competições de agilidade, obediência, entre outras. O cocker spaniel inglês também é perfeito para os esportes e para a família, à qual é apegado, leal e muito devoto.

Origem: Inglaterra

Peso: 11-15 kg

Altura:  38-43 cm

Expectativa de vida: 12-14 anos

História

A família spaniel é original da Espanha. Inicialmente, até o século 17, o spaniel era usado para a caça e dividido entre os tipos da terra e os da água. A partir desse período, eles começaram a ser classificados como springer ou cocker, com base unicamente no tamanho. Os maiores eram utilizados nos jogos de caça durante a primavera, chamados então de springers, enquanto os menores, que eram melhores em remover pássaros e galinhas para os seus tutores, foram nomeados como cockers.

Em 1892, houve a separação entre as que até então eram consideradas variações de uma só raça. Em 1902, foi fundado na Inglaterra o Cocker Spaniel Club. Pouco tempo depois, ocorreu mais uma diferenciação. Quando os cachorros chegaram aos EUA, os criadores desenvolveram algumas mudanças no cocker, tanto na aparência como no temperamento. Isso fez com que um grupo se empenhasse em desencorajar o cruzamento entre os cachorros ingleses e os americanos, provocando então a distinção entre o cocker spaniel inglês e o cocker spaniel americano. Assim, em 1946, foram consideradas raças diferentes.

Características

Cores da raça

O cocker spaniel inglês pode apresentar 18 cores e 3 marcas, de acordo com o American Kennel Club (AKC), mas seguindo os determinados padrões a seguir:

– Cores sólidas: preto, vermelho, dourado, chocolate, preto e castanho e, por fim, chocolate e castanho são cores consideradas sólidas. Pelos brancos são aceitáveis na barriga e na garganta, mas indesejáveis nos pés.

– Parti-colors: podem ser duas ou mais cores claramente marcadas, sinalizadas ou mescladas. Nesse caso, o branco pode aparecer em combinação com preto, chocolate ou em tons de vermelho. De preferência, as marcas sólidas devem ser bem distribuídas, mais ou menos uniformemente. É aceitável também a ausência de marcações.

Temperamento do cocker spaniel inglês

Enérgico e cheio de vida, o cocker spaniel inglês é conhecido por estar sempre abanando o rabo, cheio de alegria e entusiasmo, como se estivesse pronto para tudo. E com certeza está! Ainda mais quando se trata de interação humana, seja para brincar de buscar a bolinha e trazê-la orgulhosamente, passear pelas ruas, correr no parque ou simplesmente ganhar um carinho.

Aliás, toda essa disposição significa que exercícios físicos são primordiais para essa raça, que é muito resistente e ágil, destacando-se inclusive em competições de tracking, obediência, agilidade, entre outras.

Nos dias comuns, uma caminhada é o suficiente para fazê-lo feliz e gastar a sua energia – de preferência, sempre com a coleira quando em lugares abertos. Como é um caçador nato e muito curioso, o cocker inglês pode mudar rapidamente de comportamento caso sinta algum cheiro interessante e iniciar uma caçada não planejada.

Dócil, leal e sensível, o cocker spaniel inglês é também muito apegado e devotado à sua família, de quem adora estar por perto. Eventualmente pode se incomodar com a presença de um estranho e, à sua maneira, vai proteger seus humanos. Mas não espere que seja um cão de guarda, pois o cocker vai latir simplesmente para sinalizar o “perigo” e só.

A raça com crianças, estranhos e outros animais

Meiguice e sociabilidade são características da raça e fazem do cocker spaniel inglês ótimo amigo das crianças e de outros cachorros e animais da casa. Mas, é claro, é sempre importante que sejam bem socializados e tenham supervisão no início.

O cocker late muito?

Sim, o cocker spaniel inglês tem uma certa tendência a latir bastante, especialmente para sinalizar a presença de um estranho.

A raça é destruidora?

Pode ser. Como são sensíveis e adoram a companhia de sua família, não gostam de ficar sozinhos. Pior ainda se for para encarar longos períodos sem os seus humanos. Isso pode gerar um comportamento destrutivo. O mesmo vale se não fizerem exercícios físicos diários ou não tiverem companhia para as suas atividades, o que faz com que usem a sua energia de forma ruim, ou seja, mordendo móveis e destruindo almofadas.

O cocker é agitado?

Sim! É um cachorro alegre, cheio de vida e muito ativo, que não perdeu seu instinto caçador. Logo, é bastante agitado e precisa gastar toda essa energia; porém, não sozinho. A sua companhia é essencial.

Cuidados

O cocker requer atenção, cuidado e manutenção para que seja feliz e saudável. Isso pode até soar um pouco trabalhoso, mas quando aquela expressão de derreter até os mais gelados corações mirar para você com olhos encantadores, esse zelo será feito com muito amor – e retribuído na mesma moeda!

– Atenção e exercícios: carinho, atenção, passeios e brincadeiras são os principais itens de cuidado com essa raça que dificilmente deixa de abanar o rabo para o seu tutor. Está sempre pronta para se divertir ou para uma caminhada, pois precisa gastar toda a sua energia e adora estar perto das pessoas de sua família.

– Orelha: uma das partes mais bonitas e charmosas são as suas orelhas. No entanto, na mesma medida que são atraentes, podem ser também locais potenciais para desenvolver problemas de saúde. Verifique semanalmente os ouvidos e limpe-os para evitar infecções.

– Banho: o banho deve ocorrer a cada quatro ou seis semanas.

– Escovação e limpeza: os pelos macios e sedosos do cocker, além de lindos, são também ótimos para trazer para a casa sujeiras como folhas e gravetos. Por isso, é preciso estar atento e limpá-los sempre que necessário. Outra razão que requer atenção a seus fios é que são bastante propensos a formar nós e à queda natural. Por isso, precisam ser escovados frequentemente, de preferência, várias vezes por semana.

Saúde

O cocker spaniel inglês, em geral, é um cachorro muito saudável, ainda mais quando se adquire de criadores responsáveis. Entretanto, assim como pode acontecer em qualquer outra raça, o cocker inglês pode enfrentar algumas dificuldades. Veja as principais:

– Quadril: a displasia do quadril é uma doença genética que causa uma espécie de anomalia na formação do encaixe do quadril. É uma enfermidade grave que causa dor e pode acarretar problemas ainda mais sérios posteriormente.

– Joelho: a luxação da patela compromete as articulações do joelho (geralmente das pernas traseiras), pois causa um deslocamento da patela, também chamada de rótula, causando dor e deixando o cachorro até mesmo incapaz de se mexer.

– Olhos: o cocker tem propensão a desenvolver problemas oculares, como a atrofia progressiva da retina (que compromete gradativamente as células da retina até a cegueira), glaucoma (desequilíbrio que provoca o aumento da pressão interna do globo ocular), catarata (alteração na lente ocular que pode causar cegueira). Portanto, cheque sempre os olhos de seu cocker spaniel inglês e, caso note qualquer alteração, leve-o a um veterinário.

Nível de exercícios do cachorro

Cheio de energia, o cocker é o tipo de cachorro que vive melhor em uma casa com um jardim ou quintal, onde possa brincar e gastar a sua energia. Mas essa raça também pode viver em apartamentos, desde que tenha um nível alto de exercícios físicos. Apenas isso já dá uma pista de que esse cachorro fofo tem bastante disposição. Então prepare-se para passear por 14,5 km semanais. Por dia, é o equivalente a mais ou menos 60 minutos ou pouco mais de 2 km desfrutados com seu cocker spaniel inglês.

Preço

Depois de considerar todas as suas características e ter a certeza que a raça se encaixa perfeitamente em sua família, é hora de saber: quanto custa o cocker spaniel inglês? O preço pode variar de R$ 500,00 a R$ 4.000,00 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom! 🙂

Curiosidades

– A Dama e o Vagabundo: o cocker spaniel está presente no clássico filme A Dama e o Vagabundo, da Disney. Dama é uma adorável cadela dessa raça, que vive com todos os mimos e cuidados até ter de fugir. Na fuga, ela conhece o Vagabundo, um vira-lata que ajuda a Dama a sobreviver nas ruas.

– Queridinho dos famosos: esse adorável cachorro conquistou o coração de muitas pessoas, inclusive de famosos, como George Clooney, Elton John, Oprah Winfrey e o casal David e Victoria Beckham.

Censo Canino

Ranking de popularidade: o cocker spaniel inglês é a 18ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Maggie e Tobby (veja o top 10 no fim do post!)

Média de idade: a maioria dos cockers que vivem no Brasil tem entre 11 e 15 anos

Cidades do Brasil com mais Cocker Spaniel Inglês

Itaboraí – RJ

4.7%

Camaçari – BA

4.1%

Santa Rita do Sapucaí – MG

3.2%

Rio de Janeiro – RJ

2.9%

Itapetininga – SP

2.9%

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe sua experiência

Saúde

Socialidade

Energia

Facilidade de treinar

Nível de cuidados