Boiadeiro australiano

Boiadeiro australiano (australian cattle dog): alerta, curioso e leal

O boiadeiro australiano, também conhecido como australian cattle dog e blue heeler, é um cachorro de pastoreio muito resistente e ativo, mas também leal e companheiro. Criado para suportar as condições extremas do terreno australiano, ele é quase como um cão raposa, e pode se comportar como uma às vezes – ele pode querer caçar pequenos animais ou enterrar ossos e outras coisas no seu quintal!

Mas a personalidade forte e curiosa dessa raça é um dos seus traços mais distintivos e divertidos: isso faz com que ele sempre esteja pronto para brincar e descobrir coisas novas.

Origem: Inglaterra
Peso: 9-13 kg
Altura: 30-35 cm
Expectativa de vida: 12-14 anos

Censo Canino

Ranking de popularidade: o boiadeiro australiano é a 50ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Frida e Joy (veja o top 10 no fim do post!)

Média de idade: a maioria dos boiadeiros australianos do Brasil tem até 1 ano

Cidades do Brasil com mais boiadeiros australianos*:

  • Alfenas – MG 5,9%
  • Mairiporã – SP 1,8%
  • Uberaba – MG 1,6%
  • Boa Vista – RR 1,4%
  • Guarapuava – PR 1,4%

*A porcentagem foi calculada em relação ao total de cachorros cadastrados na mesma cidade na base da DogHero

História do boiadeiro australiano

Os australianos devem muito ao boiadeiro australiano, também chamado de australian cattle dog e blue heeler. Como o nome já sinaliza, a raça era originalmente utilizada para cuidar dos rebanhos bovinos da Austrália, seu país de origem. Nos anos de 1800, grandes áreas de terra foram disponibilizadas para a pecuária, e eram tempos que pediam cães de pastoreio enérgicos, inteligentes e dispostos para o trabalho duro.

O australian cattle dog é o resultado de uma miscigenação que começou com cachorros de pastoreio – possivelmente collies com dingoes – em busca de uma raça que fosse eficiente no trabalho com o gado. A performance desses cachorros impressionou os fazendeiros da época. Alguns continuaram misturando raças e incluíram, por exemplo, o dálmata e o kelpie. O resultado foi o australian cattle dog, um cachorro que colaborou muito com o desenvolvimento da pecuária na Austrália.

Cores da raça

O padrão da raça boiadeiro australiano prevê duas cores: azul (manchado ou salpicado) e vermelho salpicado. Em todo caso, podem ocorrer marcas pretas, marrons ou brancas. Os filhotes nascem brancos e ganham as cores à medida em que crescem. O pelo é duplo, sendo a camada mais externa composta de fios rígidos, retos e horizontais, tornando-o mais resistente à chuva. A camada interna é densa e com fios mais curtos.

Personalidade do boiadeiro australiano

Com energia para dar e vender, o boiadeiro australiano é um cachorro muito ativo. Não acredite que ele vai ficar em casa esperando você chegar e lhe dar carinho. Ele gosta mesmo é de explorar e adora uma aventura. Mas essa raça é também muito leal. Por isso mesmo pode ser um ótimo cão de guarda, pois seu instinto de proteção é bem desenvolvido. E isso também faz com que ele seja bastante apegado a sua família, especialmente à pessoa que ele elege como escolhida, a quem ele vai seguir para todo lado.

Outro aspecto interessante da personalidade do boiadeiro australiano é sua mordedura. Por ter sido criado para caçar e pastorear gado, ele tem tendência a usar com frequência seus dentes para morder ou mordiscar, mesmo em brincadeiras. Para ensinar o pet a parar de morder, treinos de obediência e socialização são recomendados desde filhote.

Veja alguns fatos sobre o boiadeiro australiano:


Crédito: Canal Dogueiros

A raça com crianças, estranhos e outros animais

Como é bastante amigável e leal, o boiadeiro australiano vai enxergar as crianças como membros da família. Mas em geral ele costuma eleger seu tutor para “grudar”, o que faz com que ele não se apegue tanto aos pequenos. Apesar disso, e principalmente depois de socializado – para trabalhar aquela mania de morder –, ele é amoroso e brincalhão com os pimpolhos.

Com outros animais, essa raça costuma ser curiosa, e se achar que algum deles é interessante o suficiente, pode até querer carregá-los para dar de presente ao seu dono. Aliás, é um comportamento comum a algumas raças de perfil caçador, então não brigue com seu australian se ele te trouxer um ratinho: ele acha que isso é um presente (embora você possa achar que é “de grego”!). Mas, se ele for criado desde pequeno com outros animais ou cachorros, tende a se enturmar bem e não criar caso.

Com estranhos, o comportamento da raça é outro, justamente por seu instinto de lealdade com a família. Assim, ele pode ficar um pouco tímido e reservado na presença de desconhecidos, mas não necessariamente com cara de poucos amigos. Se o tutor fizer as devidas apresentações, ele pode se animar e querer caçar com alguém.

O boiadeiro australiano late muito?

Não! Só quando necessário. O boiadeiro australiano não costuma ser muito ruidoso, mas é um ótimo cão de guarda, e vai latir para avisar seu tutor de alguma coisa estranha. Ele também pode ficar ansioso e desconfiado com aquele transeunte que fique olhando demais para ele, ou com aquele carteiro que apareceu de repente sem avisar. Mas no geral, essa raça não é muito vocal.

A raça é destruidora?

Lembre-se sempre disso: o boiadeiro australiano é ativo e curioso. Essa raça precisa de estímulo e exercício constante para não ficar entediada e ansiosa – ou mesmo procurar o que fazer por conta própria. E você pode até não entender tanto de cachorros, mas saber se o australian cattle dog está entediado é fácil: é só ver se ele mexeu no lixo ou cavou toda a terra do seu jardim.

O boiadeiro australiano é agitado?

Sim! O boiadeiro australiano foi criado justamente para isso. E convenhamos, caçar e pastorear gado sob as condições climáticas da Austrália não deve ser fácil. Isso torna esse cachorro uma raça muito resiliente e cheia de energia. Portanto, bastante agitada.

Saúde do boiadeiro australiano

O boiadeiro australiano costuma ser uma raça saudável, mas pode apresentar alguns problemas de saúde. Veja os principais a seguir:

– Quadril: o desgaste da cartilagem dos ossos do quadril (displasia de quadril) é uma condição hereditária no australian cattle dog. O problema faz com que o animal fique manco ou até mesmo perca os movimentos da região.

– Ouvidos: outra condição herdada nos australian cattle dogs é a surdez. Isso deve ser testado cedo no seu cachorro para monitorar a audição. Algumas pesquisas conectam a surdez a alguns fatores físicos e sugerem que australian cattle dogs com pelo branco tenham mais propensão a desenvolver a doença.

– Olhos: também de origem hereditária, a atrofia progressiva da retina (APR) é outra condição que pode afetar a raça. É uma doença ocular que deteriora a retina do animal e, se não tratada, pode levar à cegueira. Nos estágios iniciais, o cachorro pode apresentar cegueira noturna, que depois vai se estendendo para os outros períodos do dia.

Nível de exercícios do cachorro

Como têm bastante energia para gastar, os boiadeiros australianos precisam se exercitar bastante. Então se prepare e aperte os cintos, pois o mínimo recomendado para o seu cachorro se manter saudável, de corpo e mente, é de 90 minutos de atividades diárias, entre passeios, atividade de treinamento e adestramento e caminhadas. E ele vai longe… a distância mínima de caminhada recomendada para ele é de 3 km por dia.

Cuidados com o boiadeiro australiano

Fora a grande energia da raça e suas implicações, o australian cattle dog praticamente não dá trabalho. O básico é mais que suficiente. Veja como cuidar de um:

Treinamento: além das necessidades que tornam o adestramento fundamental para qualquer cachorro, o australian cattle dog também precisa disso para se manter intelectualmente estimulado.

– Banho e escovação: a não ser que se trate de um cachorro com acesso a áreas com lama (como uma fazenda), o banho deve ser dado somente quando necessário. Geralmente essa raça não tem odor ou excesso de oleosidade, e um pano úmido dá conta da manutenção entre um banho e outro. Já a escovação deve ser semanal. Isso ajudará a evitar que o pelo solto se espalhe pela casa.

– Dentes e orelhas: para manter a saúde bucal, escove os dentes do seu australian cattle dog toda semana e aproveite a ocasião para limpar as orelhas, porque são bem peludas e podem acumular sujeira ou cera.

Curiosidades sobre a raça

– Apelido: o boiadeiro australiano também é chamado de blue heeler ou red heeler, conforme a cor de sua pelagem.
– Inteligência: décima raça mais inteligente do mundo, de acordo com o ranking mais famoso de inteligência canina, criado por Stanley Coren, o boiadeiro australiano é extremamente esperto e um ótimo colega de trabalho.
– Ei, velhinho: de acordo com o Guinness Book de Recordes, o cachorro mais velho do mundo foi um australian cattle dog. Bluey era seu nome, e ele morreu aos 29 anos e 5 meses.

Boiadeiro australiano: preço e adoção

Quanto custa um boiadeiro australiano? O preço pode variar de R$ 350,00 a R$ 3.800 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país.

Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é tudo de bom! 🙂 Saiba tudo sobre adoção de cachorro.

Nomes de boiadeiro australiano: os mais populares

Nomes de boiadeiro australiano fêmea Nomes de boiadeiro australiano macho
Frida Joy
Malu Ferrolho
Dakota Thug
Amora Max
Maya Thor
Tequila Luke
Nina Blue
Luna Jack
Brisa Braddock
Gaya Bruce