Conheça algumas opções aos petiscos tradicionais que são mais saudáveis para seu cãozinho

Petiscos são aliados das mães e pais de cachorros quando querem ensinar um truque novo, agradar ao filhote que fez as necessidades no lugar certo ou distraí-lo. Nessas horas é necessário ter cuidado com o que se escolhe dar a eles para que não seja algo que os faça mal – tanto a curto quanto longo prazo.

Primeiramente, leve seu cão num veterinário nutrólogo, ele vai te ajudar a entender as necessidades nutritivas do seu bebê. Esse profissional também pode te orientar sobre quais alimentos além da ração vão trazer mais benefícios a ele. Cada cachorro é diferente um do outro, por isso é muito importante você saber sobre a saúde do seu em específico e se ele tem alguma restrição especial.


Da terra

da-terra

Depois de consultar um veterinário sobre o assunto, há uma grande variedade de frutas, legumes e sementes que podem ser dadas aos cães: caqui, batata doce (sempre cozida), maçã, banana, tomate, couve-flor, amendoim (sem sal ou açúcar), manga, abóbora, nozes, melancia… Mas atenção: tenha sempre o cuidado de retirar cascas e todas as sementes, pois muitas são tóxicas e também podem fazer com que seu cão se engasgue.

Lembre-se de que nada pode ser dado em excesso, pequenas quantidades desses alimentos já vão dar nutrientes ao seu peludo e deixá-lo bem feliz! E também tenha em mente que há certas comidas que são proibidas em todas as circunstâncias como carambola, cebola, pimenta, uva, abacate, chocolate e macadâmia.


Receitinhas

receitinhas

Se você estiver inspirada pesquise alguns petiscos naturais para fazer em casa mesmo! Existem sites legais como o Cachorro Verde que ensinam algumas receitas seguras para cães se deliciarem com os mais diversos tipos de snacks. Várias dessas receitas você pode até mesmo provar – muitas parecem deliciosas! -, e substituem muito bem os petiscos industrializados.


Ossinhos do bem

ossinhos-do-bem

A opção mais simples de todas é comprar petiscos naturais direto de petshops. Porém, é bem importante evitar aqueles bifinhos e afins que são cheios de condimentos e conservantes, totalmente industrializados. Hoje em dia já existem várias marcas que produzem “ossinhos” feitos apenas de partes animais desidratadas ou ossos mesmo, o que dá ao cão a oportunidade de se distrair e se divertir com algo que não faz mal a ele.

Esses ossinhos naturais são seguros pois são feitos pensando especialmente na saúde dos cãezinhos, e também substituem os ossos brancos de couro bovino (que soltam pedaços e têm alvejantes químicos perigosíssimos). Além de estarem se popularizando em petshops físicas, também são facilmente encontrados em lojas online como a Petlove.


Lembramos que tudo descrito acima deve ser dado com moderação, e que é indispensável levar seu peludinho ao veterinário nutrólogo antes de alimentá-lo com algo diferente da ração de costume. A gente garante que se tudo for feito direitinho seu cão vai ficar muito mais feliz na hora do petisco, e você bem menos preocupada!

Fonte: Cachorro Verde, Tudo Sobre Cachorros e veterinária DogHero Ingrid Stein.