Taxa de reserva, tempo e taxa de resposta: entenda melhor as métricas e saiba como aumentar sua pontuação de reservas

A pontuação de reservas no Painel de Performance é composta por três métricas: taxa de reserva, tempo de resposta e taxa de resposta. Analisamos essas três métricas, de todos os Anfitriões e, a partir disso, as pontuações são atribuídas.

Para melhor a sua pontuação é importante, antes, entender cada uma das métricas:

  • Taxa de reserva

Considera quantos novos clientes entraram em contato com você recentemente e quantos deles fecharam reserva nesse primeiro contato. Aqui, o que vale é se você conseguiu fechar a hospedagem com o cliente no primeiro contato/solicitação de reserva que ele enviou para você. Nesse dado não consideramos todo o histórico, e sim os contatos mais recentes de novos clientes que você recebeu.

  • Tempo de resposta

Quanto tempo você leva, em média, para responder o primeiro contato de um novo cliente. Ou seja, em quanto tempo, mais ou menos, você responde o contato dos clientes que te procuram pela primeira vez.

  • Taxa de resposta

Quantos contatos de novos clientes você recebeu e quantos você respondeu desde o seu início na plataforma.

Como melhorar a taxa de reserva

1) Mantenha o calendário sempre atualizado

A ferramenta calendário existe, justamente, para que você possa bloquear as datas em que não poderá receber hóspedes. Por isso, sempre que você não tiver disponibilidade, crie um evento de indisponibilidade no seu calendário.

Isso fará com que você não receba contatos que não pode transformar em hospedagens. Lembre-se: nessa métrica contabilizamos quantos novos contatos você recebeu recentemente e quantos você fechou.

2) Mantenha seu perfil sempre atualizado

Para aumentar as chances de receber contatos para hospedagens compatíveis com o seu perfil, ele precisa estar sempre atualizado com suas habilidades, preferências e restrições. Para alterá-las ou atualizá-las, clique em Editar perfil e reveja todas as informações preenchidas.

3) Use corretamente a Disponibilidade para feriados

Antes de todos os feriados nacionais, criamos Disponibilidades, onde você pode dizer se está disponível, ou não, para receber hóspedes no próximo feriado. Quando o Anfitrião informa que estará disponível, na página de busca essa informação ganha evidência para os clientes. Se ele informa que não estará disponível, criamos automaticamente uma indisponibilidade no calendário, fazendo com que, para aquele período, o Anfitrião não apareça na busca e não receba contatos para não ser prejudicado.

4) Traga clientes para a plataforma

Uma ótima forma de aumentar sua taxa de reserva é trazendo clientes de fora para fecharem hospedagens pela DogHero. Você pode fazer isso de duas formas:

a. Se você já tem clientes que hospedam o cãozinho com você por fora da plataforma, diga para eles fecharem as próximas pela DogHero. Você pode usar os seguintes argumentos: facilidade no pagamento, garantia veterinária e desconto de R$ 30,00 na primeira hospedagem. Dessa forma, você receberá um contato para hospedagem e irá fechá-lo, aumentando a sua taxa de reserva.

b. Divulgando seus serviços. Você pode divulgá-los tanto pelas redes sociais para amigos, familiares e conhecidos, como fazendo os materiais promocionais disponíveis em Promova seu perfil e entregá-los em parques, praças, petshops e pela vizinhança. Isso aumenta suas chances de receber contatos de novos clientes.

5) Transmita confiança para o cliente

O cliente entra em contato com mais de um Anfitrião, justamente porque ele quer ter opções, conversar com as pessoas para poder decidir. Então, mantenha o foco em um ponto: passar confiança.

Os peludos são como filhos e o cliente escolherá o Anfitrião que o fizer se sentir seguro em deixar o cãozinho com ele, alguém que se importa, tem disponibilidade, espaço e ama animais. Clique aqui e saiba como conversar com os clientes.

A pontuação de reservas no Painel de Performance é composta por três métricas: taxa de reserva, tempo de resposta e taxa de resposta

Como melhorar o tempo e a taxa de resposta

1) Use o aplicativo DogHero

Você pode acessar seu perfil tanto pelo navegador/site quanto pelo aplicativo, mas o ideal é que você use o aplicativo. Sempre que você receber um contato de qualquer cliente, o aplicativo irá latir e mostrar que você tem um novo contato, assim como os aplicativos de mensagens. Por isso, o aplicativo facilita que você saiba quando tem novas mensagens e as responda mais rapidamente.

2) Responda os contatos o mais rápido possível

Os clientes provavelmente vão entrar em contato com vários Anfitriões, e terão mais chances aqueles que responderem mais rápido. Por isso, assim que receber um contato, responda-o o quanto antes.

O que é considerado rápido? Receber uma resposta do Anfitrião em menos de uma hora. Quer aumentar suas chances mais ainda? Tente responder os contatos em até 10 minutos! Isso diminui o seu tempo de resposta e aumenta muito as chances de iniciar logo uma conversa com o cliente e ser o Anfitrião escolhido.

3) Responda todos os contatos

Mesmo que você não possa atender a solicitação de um cliente, você deve respondê-lo dizendo que não poderá receber o cãozinho e indicar que ele busque por outro Anfitrião. Duas formas de evitar ter que dizer não são:

a. Mantendo seu calendário atualizado

b. Mantendo seu perfil com preferências e restrições sempre atualizadas

Não responder um contato fará com o que a sua taxa de resposta caia e você perderá pontos nessa métrica.

Quer saber como aumentar sua pontuação de retenção de clientes? Clique aqui!