Todos os hóspedes merecem sua atenção e carinho, mas os filhotes pedem alguns cuidados especiais. Saiba como oferecer uma ótima estadia aos “bebês peludos”!

Ser Anfitrião proporciona a você a oportunidade de receber diversos tipos de cachorrinhos: grandes, pequenos, peludos, cães de raça, vira-latas e, também, filhotes. 

Filhotes estão em processo de desenvolvimento e aprendizagem. É muita mudança! Primeiro, eles precisam se separar da mãe e da ninhada. Depois, devem se acostumar com a casa nova e ainda com um nova moradia temporária (sua casa!). Por isso, é importante ter paciência com eles e entender um pouco melhor o comportamento para garantir a eles uma ótima hospedagem!

Filhotes, em geral, são bem agitados, brincalhões e curiosos. Irresistíveis! Mas, como estão em fase de crescimento e descobertas, têm mais energia para gastar e podem ser travessos. É importante ter isso em mente antes de aceitar hospedar um.

shutterstock_137111177

Prepare sua casa 🏡

  • Não deixe sob o alcance deles objetos de valor ou coisas que eles possam facilmente mastigar e engolir. Essa medida deve ser tomada não só para evitar danos pessoais, mas também para prevenir que o cãozinho coma algo que não deve e passe mal;
  • Filhotes estão aprendendo o lugar certo de fazer suas necessidades e podem se confundir. Por isso, guarde tapetes, panos e passadeiras;
  • Não deixe janelas sem tela abertas, mesmo que o cãozinho não as alcance. Pela curiosidade, eles podem subir em algum móvel para chegar até elas;
  • Tome cuidado ao entrar e sair de casa. Verifique se ele não está seguindo você para tentar escapar e nunca deixe portas abertas ou entreabertas.

Não deixe o hóspede sozinho 👫

Cachorros filhotes podem se sentir mais solitários devido à ausência de seus novos donos. Por isso, prepare-se para oferecer a eles atenção 24 horas por dia. Assim, você pode ajudá-lo na ambientação do novo espaço, fazer companhia a ele e supervisioná-lo o tempo todo. Quando ficam sozinhos, filhotes tendem a chorar, latir e, claro, fazer bagunça!

Ajude-o a gastar energia ⚾

Seu hóspede filhote será muito ativo e cheio de energia. É importante que você compreenda isso para ajudá-lo a se exercitar e gastar um pouco desse gás todo! Brinque bastante com ele, seja de bolinha, de correr ou com algum brinquedo que ele goste. Dessa forma ele se manterá entretido, saudável e não terá tempo e energia para fazer bagunça, como comer coisas que não deve.

shutterstock_141236689

Atente-se às vacinas 💉

Antes de aceitar hospedar um filhote, certifique-se de que ele já tomou todas as vacinas necessárias. Neste período eles estão mais suscetíveis a contrair doenças e possuem algumas restrições. Por isso, sempre cheque com o tutor do cãozinho se ele já está em dia com a carteira de vacinação.

Se o hóspede ainda não tiver tomado todas as vacinas você deve ser duplamente cauteloso – de preferência, não ter nenhum outro cãozinho em sua casa (seu ou hóspede). Evite, também, fazer passeios externos com o pet para não expô-lo antes de ter tomado todas as vacinas necessárias.

Filhotes x adultos 🐶

Cachorros adultos têm sua personalidade já definida e não costumam ser tão ativos como os filhotes. Por isso, caso você hospede um filhote e já tenha um adulto em casa, observe como eles interagem. Se houver algum conflito, você deve separá-los. Filhotes vão querer brincar o tempo todo e podem acabar incomodando os adultos, ainda mais se eles forem idosos. Mantenha-os juntos somente se eles estiverem se dando bem.

Hospedar um filhote pode ser um grande desafio: é necessário ter paciência e disposição para acompanhar o ritmo e a energia desses peludos. Por esse motivo, antes de aceitar receber um em casa, certifique-se de que você terá tempo disponível para cuidar dele e promover uma estadia segura. 😉