Fizemos um guia de compras para ajudar os pais de pets de primeira viagem que estão meio perdidos 😛

A chegada de um cãozinho em casa pode envolver muuuitas mudanças! Pensar na rotina de passeios e alimentação, colocá-lo para dormir, ensiná-lo a ficar sozinho, a disposição dos móveis e objetos que os peludos alcançam… É quase como a chegada de um bebê humano! Para facilitar um pouco a vida de quem está passando por isso, fizemos uma lista do que é preciso pensar e ter para acomodar bem o novo integrante da família.

Tenha em mente que alguns itens podem não ser necessários em um primeiro momento, especialmente se é um filhotinho. Mas se você estiver adotando ou comprando um cão já adulto, tudo abaixo tem importância para o bem-estar dele no novo lar.


Essenciais

Alimentação – Parece óbvio pensar na comida, mas lembre-se que você precisa saber que tipo de alimentação seu cachorro terá. Leve-o ao veterinário antes de levá-lo para casa e já saia de lá com a indicação da marca e de quantidade que ele comerá. Também peça indicação de petiscos que ele poderá comer nesse primeiro momento de adaptação (temos um post sobre petiscos que não prejudicam a saúde, clique aqui para ver!).

Comedouros – O peludo deve ter um comemouro para alimentação e outro para água. Existem tigelas de materiais e formatos diferentes. O melhor material é o aço inoxidável, por riscar e estragar menos que os de plástico, acrílico e alumínio. O tamanho vai depender do tamanho que seu peludo tem. Inclusive, se ele ainda for filhote, você terá de trocar os recipientes de comida e água conforme ele cresce.

Coleira, guia e identificação – Itens indispensáveis para os cães de todas as idades! A coleira com a plaquinha de identificação deve estar no seu cãozinho o tempo todo quando ele sai de casa –  porque caso ele consiga fugir, quem o encontrar vai conseguir entrar em contato com você. Pesquise e converse com o veterinário ou adestrador para saber que tipos de guia e coleira você deve comprar para ele.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Coleira com placa de identificação (link da loja), onde é gravado o nome do cão e o celular do dono.

Vermífugos e anti-parasitas – Para garantir a boa saúde de todos os seres humanos e caninos da casa, não deixe de dar esses remédios ao seu cão ao levá-lo para seu novo lar. Esses parasitas podem causar várias doenças se o combate a eles não for levado a sério. Leia este post para saber como acabar com o risco de ter pulgas e carrapatos em casa.

Transporte – De vez em quando você vai precisar levar seu peludo em algum lugar no carro, como ao veterinário ou a um parque mais longe. Nessas situações você deve colocá-lo ou em uma caixa de transporte ou usar um cinto de segurança próprio para cães. Essas são as únicas formas realmente seguras de transportar o cão em um veículo, e qualquer outra forma é considerada infração pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, é bom comprar logo.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Caixa de transporte (link da loja)

Grades separadoras – Essas grades usadas para separar ambientes são extremamente úteis em várias situações. Se você está treinando seu peludo para ele entender quais cômodos pode acessar, quando um cômodo está sendo limpo e ele não pode entrar, se você precisa mantê-lo separado de outros cães ou pessoas… O valor que você vai investir na grade e nos extensores vai valer a pena.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Grades separadoras de ambiente (link da loja)


Saúde, Higiene e Beleza

Limpeza de xixi e cocô – Esse é um tópico bem delicado quando temos um cãozinho novo em casa. Você precisa antes pensar qual o local que você acha melhor para que ele faça as necessidades, e então ajudá-lo a entender (por meio de treinamento) onde fica esse local. Se você tem um quintal e o peludo faz as sujeiras lá, compre um desinfetante para ambientes com cães e sempre limpe bem depois de recolher tudo. Em apartamentos eles precisam fazer xixi e cocô dentro de casa. Nesse caso, tapetes higiênicos e grades elevadas são opções muito boas para manter tudo organizado.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Tapete higiênico (link) e grade elevada (link)

Xampu e condicionador – Se você for dar banho no doguinho em casa, esses itens não podem faltar. Sempre consulte o veterinário para saber qual comprar, ok? Pode acontecer de ele ter que usar um xampu especial ou condicionador, dependendo do tipo de pelo e pele. Parece frescura, mas é assunto sério. 😉

Escova para pelos – Mais uma vez, a necessidade desse item vai depender do comprimento da juba do seu pet, e da frequência com que ele perde pelos. Sabia que a escovação frequente ajuda a diminuir a quantidade de pelo que cai e fica espalhado pela casa toda? Por isso é sempre bom ter uma dessas em casa – mesmo que seu cão tenha pelos curtos e que não caiam muito.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Escova de pelos (link da loja)

Escova e pasta de dentes – Escovar os dentinhos dos dogs é importantíssimo! Você precisa antes falar com o veterinário para saber a frequência ideal. Pergunte também se há alguma restrição de produto para seu peludo, mas não deixe de fazer a escovação. Isso evita o bafinho, algumas doenças e até conserva por mais tempo a saúde dental dele – explicamos melhor a importância da escovação dental aqui nesse post.

Cortador de unha – Cortar as unhas do cachorro em casa pode ser uma tarefa simples se feita com cuidado. Do contrário, pode causar sangramentos e muita dor ao peludo. Neste post explicamos a forma caseira mais segura de você fazer isso.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Cortador de unha (link da loja)

Potes de armazenagem – Esse item pode não parecer necessário logo de cara, mas saiba que ele vai facilitar muito sua vida. Os potes para guardar coisas são especialmente úteis quando tratamos da comida dos cães. Guardar a ração e os petiscos bem fechados em um recipiente só com essa finalidade (e não dentro da embalagem em que veio) prolonga a palatabilidade deles. Isso significa que as coisas ficam frescas por mais tempo e o cão não vai rejeitá-las por estarem “velhas”.

Kit de primeiros socorros – Ninguém gosta de pensar nisso, mas sempre há a possibilidade do seu cachorro se machucar em casa ou durante um passeio. Nesses casos ter uma caixinha de primeiros socorros montada é uma mão na roda. Nesse post aqui nós explicamos direitinho o que o kit deve ter.


Conforto e Diversão

Brinquedos – Precisa mesmo explicar o porquê de eles serem importantes? 😝 Brinquedos são ótimos para o cãozinho usar junto com você, assim como para se distrair e diminuir a ansiedade quando ele estiver sozinho. Você pode usá-los para treinar o peludo, fortalecer os laços com ele, ensiná-lo a conviver e brincar com outros cães e crianças… Aplicações infinitas! Invista em brinquedos resistentes e de boa qualidade – temos dicas de alguns bacanas aqui nesse post.

Cama e casinha – A cama é bacana pois ela se torna o refúgio do cachorro: é pra lá que ele vai quando precisa descansar e quando quer se sentir protegido. Compre uma que o acomode confortavelmente e ainda tenha um espacinho de sobra para ele se espreguiçar. Existem vários modelos diferentes, você pode escolher qual acha que vai se adaptar melhor à sua casa e a ele. Se ele for ficar em áreas externas em algum momento do dia, também compre uma casinha fechada que o proteja de vento, chuva e sol.

Acessórios de passeio –  Além da coleira e da guia, que já citamos lá em cima, outros dois acessórios são interessantes para os passeios: um bebedouro portátil que facilite pro peludo beber água (como esse, que uma parte vira potinho), e um cata-caca – porta-saquinhos para recolher o cocô que for feito na rua.

Cachorro a caminho: o que comprar para o peludo que vai chegar - DogHero for dog lovers <3

Bebebouro portátil (link) e cata caca (link)

Roupas – Dependendo do lugar em que você vive, o cachorro pode precisar de roupas quentinhas para se sentir confortável em épocas frias. Prefira tecidos quentinhos e leves, como plush e moletom. Porque não adianta nada a roupa ser linda de morrer mas não esquentar bem seu peludo, né?

Cobertores e/ou mantinhas – Cachorros adoram deitar em cima de cobertores ou mantinhas. Mas essas peças também são úteis para proteger o sofá, poltrona ou cama dos pelos que ficam grudados quando o cãozinho levanta. Deixe-os sempre à mão pela casa – na sala, no quarto, no carro… Isso ajuda a preservar os seus objetos, evita um pouco de sujeira, e ainda deixa seu peludo mais confortável.


Esse é um guia completinho das coisas que – em algum momento – serão necessárias quando se tem um cãozinho em casa. Parece muita coisa e muita mudança ao mesmo tempo, e realmente é! Mas se você fizer tudo com calma e treinar seu peludo, logo ele estará totalmente ajustado à rotina da casa. Com o tempo, tudo se torna mais fácil e você vai ver que ter um filho canino vale tudo isso!