Saiba como manter o seu lar sempre limpo para você, seu pet e seu hóspede!

Casa limpa, organizada e cheirosa é o que todos desejam para o seu próprio lar. Para os cachorros, não é diferente. Eles gostam (e precisam) de ambientes limpos e higiênicos para manterem sua rotina e estarem sempre com a saúde em dia. 

Quando você recebe um cãozinho em casa deve se preocupar com a questão da limpeza por diversos motivos:

1 – Cada hóspede que chega merece ser recebido em um ambiente limpo, que também deve ser higienizado quando ele for embora;

2 – Higiene é sinônimo de saúde para os pets;

3 – Caso o cliente queira visitar a sua casa antes da hospedagem, ela deve estar limpa até mesmo para passar segurança e preocupação em oferecer um bom serviço para o filhote dele.

Aqui vão algumas dicas de como manter a casa sempre limpa e organizada! 

shutterstock_386724934

Sobre pelos

Dependendo do hóspede, ele pode soltar muito pelo mesmo que a pelagem dele seja curta. Os pelos se espalham muito facilmente e podem incomodar não só o próximo hóspede, mas também os moradores da residência. Para remover os pelos você deve passar o aspirador no ambiente, e não varrer. A vassoura fará com que os pelos levantem e flutuem pela casa, dificultando a remoção.

Aspirar a casa também é legal para evitar a propagação de pulgas e carrapatos. Da vassoura eles conseguem fugir, do aspirador não!

Caso você não possua aspirador de pó, uma ótima alternativa para remover pelos de sofás, edredons e utensílios felpudos é utilizar luvas de borracha. Elas aglomeram os pelos conforme você passa a mão pelo objeto, facilitando a retirada deles.

Sobre odores

Mesmo que o pet não tenha feito sujeira no lugar errado, a casa pode ficar com aquele cheirinho característico. Para tirar esse cheiro, faça uma mistura utilizando os seguintes ingredientes:

– 1 litro de água
– 1/2 copo americano de vinagre
– 1 colher de sopa bem cheia de bicarbonato
– 1/4 de copo americano de álcool
– 1 colher de sopa bem cheia de amaciante

Você pode utilizar um pano úmido ou um borrifador para limpar superfícies como sofás, poltronas e locais onde o hóspede esteve. Essa mistura, além de limpar os objetos, remove o odor sem causar incômodos aos cachorrinhos e deixa um cheirinho agradável.

Sobre local de necessidades e alimentação

Pelo menos uma vez ao dia você deve higienizar os potes de água e comida dos hóspedes lavando-os com esponja, água e sabão neutro. Isso evita que possíveis bactérias se espalhem, contaminem o pet e se propaguem pelo espaço.

O mesmo serve para o cantinho reservado para eles fazerem necessidades. O jornal ou tapetinho higiênico deve ser trocado periodicamente, sempre que estiver sujo, e os dejetos devem ser recolhidos constantemente para evitar acúmulo de sujeira e bactérias.

Diariamente, reserve um momento para higienizar este espaço lavando-o com água e sabão ou com um pano úmido e produtos próprios para limpeza de casas que tem pets.

Essa higienização é importante principalmente para evitar dores de barriga derivadas do contato com ambientes mal higienizados.

Hungry labrador retriever is waiting for feeding.

Dicas extras ✨

É importante manter uma rotina e uma periodicidade para a limpeza da casa. O ideal é que os cômodos onde os cachorrinhos circulam sejam limpos uma vez ao dia, para evitar o acúmulo de sujeira, pelos e a proliferação de bactérias.

No período em que você não estiver com hóspedes, sempre que possível mantenha janelas e portas abertas para que a casa ventile, fazendo troca de ar e evitando que os ambientes fechados ajudem na propagação de fungos e ácaros.

Não use produtos de limpeza que tenham em sua composição ácidos, amônia, cloro, hidróxido de sódio, potássio e óxido de cálcio. Eles podem causar alergia e intoxicação nos pets.

Limpar a casa dá trabalho, ainda mais se você tiver filhos e hóspedes de 4 patas. Mas, lembre-se: uma casa limpa melhora o bem estar dos animais e preserva a saúde deles. Uma residência limpa, arejada e livre de parasitas é sinal de qualidade e cuidado para os clientes! 😉