Sem inspiração para brincar com o seu cachorro ultimamente? Confira esse post!

A atividade física para os cães é tão importante quanto é para os humanos. Além de gastar energia e aliviar o stress, a prática de exercícios contribui para a saúde dos pets, estimula os sentidos e os deixa mais calmos e felizes. 

Atenção: converse com o veterinário sobre as condições de saúde do animalzinho. Assim você evita que o cachorro participe de atividades que não sejam adequadas ao seu perfil e saúde.

Caminhadas e corridas
Cães gostam muito de passear ao ar livre. Por isso, a prática de caminhadas e exercícios de corrida são uma ótima opção. Leve o cãozinho para passeios externos em locais como praças, parques e ruas tranquilas. Se ele for um cão bem ativo, corra em alguns trechos, de forma que ele acompanhe o seu ritmo.

Não se esqueça que o pet deve sempre utilizar coleira e guia para esse tipo de atividade. Em dias quentes, prefira horários de temperatura amena, como antes das 10h e depois das 17h. Assim, o cãozinho não terá dificuldades para respirar e não queimará as patinhas no solo.

shutterstock_346459208

Atirar a bola
Cachorros adoram essa brincadeira! Essa atividade estimula os instintos do pet e o aproxima dele, uma vez que ele traz a bola de volta para que você a arremesse novamente.

A bolinha deve ser de tamanho médio: nem grande demais — deve caber na boca — nem muito pequena, para que ele não a engula. A bolinha pode ser substituída por outros objetos, como gravetos e garrafas pet. Caso vocês estejam em um espaço amplo, como um parque, também existe a possibilidade de arremessar um frisbee para ele buscar.

cachorro-correndo

Pula-pula
Essa é uma atividade simples, mas que os cachorros adoram. Pegue algum objeto que o pet goste e mantenha-o numa altura em que ele só consiga alcançar se pular. Quando ele se aproximar, levante um pouco mais alto o objeto para dificultar a brincadeira. Caso ele consiga alcançá-lo, dê a ele uma recompensa, como um petisco ou o próprio objeto/brinquedo.

shutterstock_395491354

Cabo de guerra
Com uma corda ou um brinquedo, brinque de cabo de guerra com ele. De vez em quando, deixe-o vencer. Provavelmente, após você soltar, ele ficará entretido mordendo o objeto por um tempo. Tome cuidado com a força com que você puxa para não machucá-lo.

shutterstock_138429482 (editado)

Natação
Boa parte dos cachorros adora água! Essa é uma atividade de baixo impacto que ajuda a controlar o peso e a melhorar o fôlego dos animais.

Se você tiver uma piscina ao alcance, entre com ele na piscina e veja como ele se sai (veja mais nesse post). Só não pode se distrair: para evitar acidentes, é fundamental acompanhá-lo todo tempo. 

shutterstock_424307308

Agility
O agility é uma modalidade de exercícios baseada no hipismo (esporte com cavalos). O cachorro deve percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível. Essa atividade é praticada em dupla — os tutores acompanham e incentivam o pet durante todo o trajeto.

É uma ótima opção para treinar as habilidades e flexibilidade do cachorrinho, além de ser um exercício onde ele gasta muita energia!

shutterstock_94334041

As atividades distraem, alegram e fazem bem para os cachorros. Tomando os devidos cuidados, você pode brincar e, ao mesmo tempo, exercitá-lo de maneira divertida!