Separamos algumas brincadeiras e atividades que os cães mais gostam. Assim, você pode entreter os peludos e proporcionar uma ótima estadia a eles! 

A atividade física para os cães é tão importante quanto é para os humanos. Além de gastar energia e aliviar o stress, a prática de exercícios contribui para a saúde dos pets, estimula seus sentidos e os deixa muito mais calmos e felizes.

Lembrando que se for fazer atividades com cães hóspedes, você deve sempre consultar o tutor sobre as condições de saúde do animalzinho. Dessa forma você evita que o cão faça exercícios que possam fazer mal a ele, ou que não sejam adequados a sua raça e saúde.

Caminhadas e corridas

Cães gostam muito de passear ao ar livre. Por isso, a prática de caminhadas e exercícios de corrida são uma ótima opção. Leve o cãozinho para passeios externos em locais como praças, parques e ruas tranquilas. Se ele for um cão bem ativo, faça pequenos trechos do passeio correndo ao lado dele, estimulando que ele acompanhe seu ritmo.

Não se esqueça que o pet deve sempre utilizar coleira e guia para esse tipo de atividade. Em dias quentes só realize esse exercício em horários de temperatura amena, como de manhã cedo e após o pôr do sol. Assim, o hóspede não terá dificuldades para respirar devido ao clima abafado e também não machucará as patinhas por causa das altas temperaturas do solo.

shutterstock_346459208

Atirar a bola

Cachorros adoram essa brincadeira! Consiste, basicamente, em atirar uma bolinha longe para que ele corra até ela, busque-a e a traga de volta. Essa atividade estimula os instintos do pet e aproxima você dele, uma vez que ele traz a bola de volta para que você a arremesse novamente.

A bolinha deve ser de tamanho médio, nem grande demais (porque senão o cachorrinho não conseguirá pegá-la) nem muito pequena, para que ele não corra o risco de engoli-la. A bolinha pode ser substituída por outros objetos como gravetos, garrafas pet e, caso vocês estejam em um espaço amplo, como um parque, também existe a possibilidade de arremessar um frisbee para ele buscar.

cachorro-correndo

Pula-pula

Essa é uma atividade simples e que os cachorros também se exercitam bastante. Pegue algum objeto que o pet goste e mantenha-o numa altura em que ele só o alcance se pular. Quando ele se aproximar, erga um pouco mais alto o objeto para dificultar a brincadeira. Caso ele consiga alcançá-lo, dê a ele uma recompensa como um petisco ou o próprio objeto/brinquedo.

shutterstock_395491354

Cabo de guerra

Você deve pegar uma corda, deixar que ele puxe de um lado com os dentes enquanto você puxa o outro com as mãos, fazendo um cabo de guerra entre você e ele. De vez em quando, deixe-o vencer. Provavelmente, após você soltar a corda, ele irá ficar mordendo-a por um tempo.

Tome cuidado com a força com que você a puxará para não machucá-lo e não puxar demais os dentes do cachorro.

shutterstock_138429482 (editado)

Natação

Alguns cachorros adoram água e, consequentemente, nadar! Essa é uma atividade de baixo impacto e traz diversos benefícios a eles, como controle da respiração e do sobrepeso, além de ajudar a melhorar sua resistência.

Por isso, se seu hóspede for acostumado a se exercitar na água, estiver calor e você tiver uma piscina (vale até as desmontáveis), coloque ele para nadar. Claro, sempre com a sua supervisão e com a autorização do tutor dele.

shutterstock_424307308

Agility

O agility é uma modalidade de exercícios caninos baseada no hipismo, onde o cachorro deve percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível. Essa atividade é praticada em dupla, pois os tutores/responsáveis acompanham e incentivam o pet durante todo o trajeto. É uma ótima opção para treinar as habilidades e a agilidade do cachorrinho, além de ser um exercício onde ele gasta muita energia!

shutterstock_94334041

Por mais simples que pareçam ser, todas as atividades distraem, alegram e fazem bem para os cachorros. Tomando os devidos cuidados e sempre com o consentimento dos tutores, você pode brincar com seu hóspede e, ao mesmo tempo, exercitá-lo de maneira divertida e saudável!