Suas fotos não ficam boas? Confira as dicas da fotógrafa, diretora de filmes (e Anfitriã DogHero!) Alessandra Haro

Fotografar cachorros não é uma tarefa tão simples, exige algumas técnicas para atrair a atenção deles e fazer bons cliques! Para os Heróis DogHero, saber tirar boas fotos é essencial não só para incluí-las no perfil e deixá-lo mais atrativo, como para enviá-las aos donos durante a hospedagem. Boas fotos podem ser revertidas em novos contatos ou, até mesmo, em avaliações positivas.

Confira abaixo as dicas e exemplos de fotos, que a própria Alessandra clicou!

1. Seja paciente

Seja paciente - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

Nem sempre o pet fará algo ou reagirá da forma que você espera. Eles não sabem que exatamente naquele momento você está tentando tirar fotos e que ele deve ficar parado. Por isso, se você deseja uma foto pausada dele deverá ter paciência. Aposte em cliques de momentos espontâneos durante brincadeiras e passeios. As fotos ficarão mais verdadeiras e surpreendentes!

2. Fotografe em locais iluminados

Fotografe em locais iluminados - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

Locais fechados ou escuros farão com que você precise utilizar o flash e isso não é bacana pois pode incomodar ou assustar o cachorro. Invista em locais bem iluminados, de preferência áreas externas ou ambientes bem iluminados pela luz natural do dia. Se você fotografar a noite, acenda todas as luzes e, se necessário, utilize um abajur para ajudar. Coloque a luz sempre a favor do pet e não contra ele (por trás).
“Para fotos de animais de pelagem escura é necessário mais luz no ambiente e, no caso de pelagem muito clara, evite fotografá-los diretamente no sol”, sugere Alessandra.

3. Capriche no fundo da foto

Capriche no fundo da foto - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

Antes de fotografar, organize o ambiente e dê uma produzida nele: escolha uma parede bonita, coloque uma manta no sofá e não deixe objetos e roupas espalhados pelo cômodo. Lembre-se que o ambiente onde você decidir fazer as fotos será o “cenário” delas e ele é tão importante quanto seus “modelos”. Opte por um ambiente da casa que possua poucos elementos como objetos, móveis e utensílios, isso ajudará a destacar o amigo peludo na foto. Quanto menos “poluída” ela for, melhor será o resultado.

4. Tire fotos na altura dos olhos do pet

Tire fotos na altura dos olhos do pet - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

Fique agachado e tire as fotos na altura dos olhos do pet, assim você conseguirá fotos do rosto deles e sem aquela impressão de que eles ficaram “achatados”. Isso também permite que as pessoas vejam o cachorrinho de um mesmo nível, de igual para igual. Isso é um diferencial para as suas fotos!
“Por uma boa imagem vale até mesmo se deitar no chão! Caso o hóspede seja de pequeno ou médio porte, você pode colocá-lo no sofá ou em uma cadeira confortável e se agachar, buscando sempre o mesmo nível do seu olhar”, comenta a Anfitriã Alessandra.

5. Use brinquedos para chamar a atenção

Use brinquedos para chamar a atenção - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

O legal de fotografar cachorros é que eles olhem para a câmera. Para conseguir isso, em uma mão segure o celular ou a câmera e, na outra, um brinquedo, mantendo-o bem perto da lente. Quanto mais perto, melhor, pois assim o pet estará olhando exatamente no ponto que nos interessa. Opte por brinquedos que emitam algum som. Se você não tiver nenhum por perto use a criatividade: vale chamar a atenção com petiscos, estalando os dedos ou assobiando. Lembre-se de que essa “sessão de fotos” deve ser uma atividade divertida para o pet. Quando mais divertido for para ele, melhor será o resultado das fotos!

6. Divirta-se com o pet!

Divirta-se com o pet - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

Brinque bastante com o cachorro antes de fotografá-lo. Assim, ele estará mais atento à você e será mais fácil fotografar os momentos legais. Não tenha vergonha de assobiar ou de emitir algum som engraçado para atrair a atenção deles para você, que estará atrás da câmera ou do celular. Essa dica é super importante até mesmo para conseguir boas fotos de hóspedes tímidos e desconfiados.

7. Identifique o momento certo

Identifique o momento certo - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero

Crédito: Alessandra Haro

Momentos em que o cachorro está brincando, se divertindo e “sorridente” são os mais apropriados para fazer fotos espontâneas. Se ele estiver com a boca aberta e a língua pra fora é um sinal de que ele está contente. São momentos preciosos e você deve fotografá-los, pois os donos adorarão receber fotos que mostrem que o filho de quatro patas deles está se divertindo durante a hospedagem.
Se você tiver seu próprio cachorrinho, não esqueça de fotografar a interação dele com os hóspedes para mostrar como eles estão socializando bem. “Este também é um fator que deixará seus clientes mais tranquilos”, conta Alessandra, de sua própria experiência como Anfitriã.
Quando estamos diante de fotos de animais “sorrindo” e olhando para a câmera, temos a sensação de que eles estão felizes e, até mesmo, que estão olhando diretamente para a gente. E, vamos falar a verdade, não há quem não se derreta por uma imagem dessas!
As fotos fazem parte de toda a experiência do cliente ao hospedar o cachorro dele com você, Anfitrião. Por isso, invista nelas, tanto para incrementar seu perfil como para manter o dono do hóspede informado e tranquilo durante toda a hospedagem.
Agora que você ficou por dentro dessas dicas, que tal pegar seu celular ou sua câmera e começar a praticar?

Sobre Alessandra Haro

Sobre Alessandra Haro - 7 dicas para tirar fotos lindas do seu cachorro - Blog DogHero
– Ela é Anfitriã DogHero desde abril de 2016, o perfil dela é o Morada Dog;
– Mãe da Lola Lokona e do Alfred Hitchcock, eles têm perfis Facebook e Instagram;
– É apaixonada por fotografia, cinema e cães;
– É fotógrafa, diretora audiovisual e professora de cinema na Academia Internacional de Cinema de São Paulo;
– Este é o perfil dela no LinkedIn.